Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Uhmann, Rosangela Ines Matos-
dc.contributor.referee1Uhmann, Silvana Matos-
dc.contributor.referee2Ferrera, Tiago Silveira-
dc.creatorWionczak, Adrieli-
dc.date2016-12-13-
dc.date.accessioned2017-06-13T20:11:42Z-
dc.date.available2017-06-13-
dc.date.available2017-06-13T20:11:42Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/370-
dc.description.abstractThe present research consists of a Course Completion Work (TCC) as a requirement for the conclusion of the Undergraduate Course in Biological Sciences - Federal University of Southern Border Degree - UFFS, Campus Cerro Largo, RS. The theme concerns the impact of technologies on the learning of students with disabilities in the perspective of inclusive education. It is a topic that needs attention in education, since every human being with disability or not, has the right to have a quality education defended by Law. In this sense, we propose to investigate through a questionnaire and interview, teachers and Professionals of the area to understand if the Assistive Technologies (TAs) are or not within the reach of the Associations of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) and the Educational Assistance Room (AEE) regarding the methods, tools and technologies used or not in the pedagogical work Along with students with disabilities who attend the AEE and APAE.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa consiste em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como exigência para a conclusão do Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo, RS. A temática diz respeito ao impacto das tecnologias na aprendizagem dos alunos com deficiência na perspectiva da educação inclusiva. É um tema que em meio educacional precisa de atenção, visto que todo ser humano com deficiência ou não, tem o direito de ter uma educação de qualidade defendida por Lei. Neste sentido, nos propomos a investigar por meio de questionário e entrevista, professores e profissionais da área para entender se as Tecnologias Assistivas (TAs) estão ou não ao alcance das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da sala de Atendimento Educacional (AEE) quanto aos métodos, ferramentas e tecnologias utilizadas ou não no trabalho pedagógico junto aos alunos com deficiência que frequentam a sala de AEE e a APAE.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-13T19:45:50Z No. of bitstreams: 1 WIONCZAK.pdf: 892623 bytes, checksum: ce21498405a68205a9d66d751361bc40 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T20:11:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WIONCZAK.pdf: 892623 bytes, checksum: ce21498405a68205a9d66d751361bc40 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-13T20:11:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WIONCZAK.pdf: 892623 bytes, checksum: ce21498405a68205a9d66d751361bc40 (MD5) Previous issue date: 2016-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAtendimento especialpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectApaept_BR
dc.subjectCerro Largo (RS)pt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleEducação inclusiva e as tecnologias assistivas para alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WIONCZAK.pdf871,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.