Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/375
Tipo: Monografia
Título: Concentrações de ácido sulfúrico na superação de dormência de sementes de fragaria x ananassa duch
Autor(es): Chapieski, Paulo Cezar Queiroz
Primeiro Orientador: Dibax, Roberson
Resumo: As sementes de morango Fragaria x ananassa Duch, apresentam a característica de dormência exógena, sendo necessário para a sua germinação estratégias de superação de dormência. O experimento foi realizado no laboratório de fisiologia vegetal nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul. No presente trabalho foi realizada a escarificação química com ácido sulfúrico nas concentrações de 0, 20, 40, 60, 80 e 100%. Após 7 dias foram avaliadas a (%) emergência e vigor o qual foram utilizados os métodos de primeira contagem, identificando as plântulas normais no 7º dia pós semeadura e índice de velocidade de emergência determinados com a metodologia das Regras para Análise de Sementes (BRASIL, 2009) . O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso, com seis tratamentos e quatro repetições de 50 sementes por unidades experimentais. De acordo com os resultados obtidos o tratamento com ácido sulfúrico mostrou-se eficaz na superação da dormência e proporcionou aumento na porcentagem de germinação (48% de plântulas normais na concentração de 80% de ácido sulfúrico) e a velocidade de emergência. Os melhores resultados observados foram obtidos com a utilização da concentração de 80% de ácido sulfúrico, no qual observou-se emergência de 48% e vigor de 1,5. No entanto a concentração de 100% de ácido sulfúrico foi responsável pela morte de 60,5% das sementes.
Abstract/Resumen: As sementes de morango Fragaria x ananassa Duch, apresentam a característica de dormência exógena, sendo necessário para a sua germinação estratégias de superação de dormência. O experimento foi realizado no laboratório de fisiologia vegetal nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul. No presente trabalho foi realizada a escarificação química com ácido sulfúrico nas concentrações de 0, 20, 40, 60, 80 e 100%. Após 7 dias foram avaliadas a (%) emergência e vigor o qual foram utilizados os métodos de primeira contagem, identificando as plântulas normais no 7º dia pós semeadura e índice de velocidade de emergência determinados com a metodologia das Regras para Análise de Sementes (BRASIL, 2009) . O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente ao acaso, com seis tratamentos e quatro repetições de 50 sementes por unidades experimentais. De acordo com os resultados obtidos o tratamento com ácido sulfúrico mostrou-se eficaz na superação da dormência e proporcionou aumento na porcentagem de germinação (48% de plântulas normais na concentração de 80% de ácido sulfúrico) e a velocidade de emergência. Os melhores resultados observados foram obtidos com a utilização da concentração de 80% de ácido sulfúrico, no qual observou-se emergência de 48% e vigor de 1,5. No entanto a concentração de 100% de ácido sulfúrico foi responsável pela morte de 60,5% das sementes.
Palavras-chave: Escarificação química
Germinação
Vigor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/375
Data do documento: 16-Fev-2017
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHAPIESKI.pdf994,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.