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Tipo: Monografia
Título: Fechamento das escolas do campo: estudo a partir do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul
Autor(es): Hopico, Cleomere de Oliveira
Primeiro Orientador: Mendes, Marciane Maria
Resumo: Esta pesquisa visa analisar o fechamento de Escolas Estaduais do Campo no Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, buscando compreender os impactos causados na comunidade. Para tanto realizou-se um levantamento de dados quantitativos que apontam o número de Escolas do Campo neste núcleo, bem como pesquisa bibliográfica verificando o histórico da Educação Rural/ do Campo, a legislação no Brasil e no Estado do Paraná, analisando o processo de fechamento de escolas, constata-se que o mesmo acontece em todo o país e que vários são os motivos que levam a este processo: êxodo rural, falta de políticas públicas para o campo, dificuldade no acesso à escola, política de transporte escolar, entre outros. Nota-se que muitas foram as conquistas da Educação do Campo, com leis, pareceres, diretrizes que levam a autonomia para a Escola do Campo, na elaboração de calendário escolar, Projeto Político Pedagógico e currículo próprio que deve ser construído com a ajuda da comunidade em que está situada a escola. Identifica-se que o Estado do Paraná avançou em prol da Educação do Campo, com debates, formação de professores, elaboração de material didático entre outros. Porém, percebe-se que neste Estado as Escolas do Campo continuam sendo fechadas, Observa-se que no Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, também ocorre o fechamento de Escolas do Campo, processo de redução de número de turmas. Reafirma-se a partir da pesquisa que fechar escola é crime, pois causa impactos na comunidade; estimulando o êxodo rural. A Escola do Campo faz parte da comunidade, tornando-se um espaço de referência, cabe aos gestores públicos garantir uma escola de qualidade no campo.
Abstract/Resumen: This research analyzes the closure of State Rural Schools in the “Núcleo Regional de Educaçao de Laranjeiras do Sul”. Seeking to understand the impacts caused in the community. For this purpose, a survey of quantitative data was carried out, indicating the number of schools in the field in this nucleus. As well as bibliographical research analyzing the historical context of Rural / Rural Education, the legislation in Brazil and the State of Paraná, analyzing the process of closing schools, shows that the same happens throughout the country and that there are several reasons that lead to this process: rural exodus, lack of public policies for the countryside, difficulty in access to school, school transport policy, among others. It is noted that many were the achievements of the Education of the Field, with laws, opinions, guidelines that lead to the autonomy of the School School, in the elaboration of school calendar, Pedagogical Political Project and own curriculum that must be built with the help of the community. where the school is located. It is identified that the State of Paraná has advanced in favor of Rural Education, with debates, teacher training, preparation of didactic material among others. However, it can be seen that in this state the Country Schools are still being closed, that the lack of public policies for the rural population contributes to the rural exodus, as a consequence an increasingly empty field and closed Country Schools. It is observed that in the “Núcleo Regional de Educaçao de Laranjeiras do Sul”. there were no closed schools, on the other hand there are schools with a low number of students that are in the process of closing. It is believed that closing school is a crime because it impacts the community, students, families, school members. Faced with the closure of schools, the community, political leaders, the press must be communicated so that together they can find a solution and justifications for not closing the school.
Palavras-chave: Escola rural
Educação agrícola
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3778
Data do documento: 2019
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