Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3784
Type: Monografia
Title: Jogos cooperativos como alternativa pedagógica para as escolas do campo
Author: Brandão, David Willian
First advisor: Zeneratti, Fábio Luiz
Resume: Esta pesquisa tem por objetivo principal apresentar uma modalidade de ensino com base no trabalho cooperativo, para isso os jogos cooperativos foi o instrumento utilizado nos trabalhos de campo. Nesse sentido o cooperativismo se coloca como ferramenta que dá possibilidade concreta de recriar aulas mais atrativas e instigantes aos alunos, contribuindo para a melhoria nas relações pessoais e sociais. A pesquisa foi realizada em escolas do campo da cidade de Cândido de Abreu, Paraná, região Sul do Brasil. A pesquisa tem caráter qualitativo e prático, buscando se fundamentar teoricamente em autores da literatura nacional. Metodologicamente os trabalhos de campo consistiram na aplicação de entrevistas semiestruturadas com os alunos e professores das escolas em estudo, além da observação participante mediada pelas oficinas realizadas. A formação de um sujeito que vise à ajuda mútua e o trabalho em equipe antes da competição se apresentou como uma possibilidade entre os participantes da pesquisa, ainda que para alguns ela seja algo utópico. Sendo assim, continua-se caminhando para o desenvolvimento de novas metodologias e alternativas diferenciadas que proporcionem a formação desses sujeitos, sempre na busca por relações sociais cooperadas, para isso, os jogos cooperativos são essenciais.
Abstract: This research has as main objective to present a teaching modality based on the cooperative work, for that the cooperative games was the instrument used in the field works. In this sense, cooperativism stands as a tool that gives concrete possibility to recreate more attractive and stimulating classes to students, contributing to the improvement of personal and social relationships. The research was carried out in schools in the city of Cândido de Abreu, Paraná, Southern Brazil. The research has a qualitative and practical character, seeking to be based theoretically on authors national literature. Methodologically the fieldwork consisted in the application of semistructured interviews with the students and teachers of the schools under study, besides the participant observation mediated by the workshops. The formation of a subject that aims at mutual help and teamwork before the competition has presented itself as a possibility among the participants of the research, although for some it is something utopian. Thus, we continue to develop new methodologies and differentiated alternatives that provide the training of these subjects, always in the search for cooperative social relations, for this, cooperative games are essential.
Keywords: Jogos educativos
Cooperação
Métodos de ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3784
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Interdisciplinar em Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRANDÃO.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.