Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3785
Tipo: Monografia
Título: A educação do campo e a base nacional comum curricular: limites e desafios
Autor(es): Pinheiro, Josiane Colla Souza
Primeiro Orientador: Mendes, Marciane Maria
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central compreender a trajetória da Educação do Campo e as possíveis interfaces da Base Nacional Comum Curricular. Percebeu-se a necessidade de entender esse movimento e o contexto de elaboração da Base Nacional Comum Curricular que tem como objetivo geral: Analisar se os pressupostos da Educação do Campo estão contemplados na proposta da BNCC. Essa perspectiva apresenta como objetivo específico analisar os pressupostos da Educação no Campo e as fontes teóricas da BNCC. Nesta pesquisa indagamos sobre as pretensões da BNCC, por meio de pesquisa bibliográfica, salientando, apesar da importância de existir uma base comum nacional, é necessário que exista a complementação com a realidade de cada escola, apontando assim, para a liberdade que as instituições devem ter na construção de seu próprio currículo, pois cada realidade é única e deve ser considerada. O procedimento da pesquisa é de caráter teórico, bibliográfico, documental tomando como fundamentais as análises das propostas da Educação do Campo e a BNCC. No primeiro capítulo farar-se-á um processo reflexivo que tratara de forma resumida do processo histórico a partir do ano de 1960. O segundo capítulo traz elementos na pesquisa, tentando compreender a construção da BNCC Brasileira, documento elaborado nas três versões. Este mesmo capítulo abordara os conhecimentos essenciais organização por níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, relacionados ao ensino e as competências a serem desenvolvidas pelos alunos. O último capítulo possui como foco central o aprofundamento acerca dos embates entre a BNCC e a Educação do Campo, em relação a proposta da educação básica do campo. Pode-se entender que as políticas educacionais vêm sendo construídas no sentido de avanço e retrocessos, pois, é necessária articulação e resistência, pois lutar é fundamental pela manutenção dos direitos a Educação do Campo.
Abstract/Resumen: This research has as main purpose to comprehend the path of Rural Education and its possible interfaces in relation to the Brazilian new curricular standards – known as Base Nacional Comum Curricular (BNCC). We have noticed the need of understanding this movement, as well as the context of creation of the BNCC, so our main intention is to analyze if the assumptions of the Rural Education are covered by the proposals in the BNCC. This perspective presents as specific objective the analysis on the assumptions of Rural Education and theoretical sources of the BNCC. In this research we investigate the intentions behind the BNCC through bibliographic research, highlighting, even though the importance of its existence, that it is open to complementation based on the reality of each school, pointing out, then, to the freedom the institutions must have in order to build their own curriculum, since each reality is unique and must be taken into account. The methodology of the research is theoretical, bibliographic and documental, being taken as fundamental the analyzes of the proposals of Rural Education and the BNCC. In the first section, a reflexive process will be made, which will briefly present a historical process, starting in 1960. The second section brings up new elements to the research, in an attempt to understand the formation of the Brazilian BNCC, a document made in three versions. This same section processes the essential knowledges organized by educational levels, such as preschool, elementary, middle and high school, all related to education and the abilities to be developed by the students. The last section has as main focus further investigation about the conflicts between BNCC and Rural Education in relation to the proposal of basic education in the countryside. Finally, it is possible to understand that the educational policies have been built in advances and setbacks, since articulation and resistance are needed in this context because fighting is fundamental to the maintenance of rights in Rural Education.
Palavras-chave: Educação agrícola
Escola rural
Currículos e programas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3785
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINHEIRO.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.