Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3799
Tipo: Monografia
Título: A relação entre educação e trabalho: experiência do Projeto Saberes da Terra no território Cantuquiriguaçu
Autor(es): Pires, Francieli
Primeiro Orientador: Moraes, Vitor de
Resumo: A pesquisa analisou e relatou a experiência do Projeto Saberes da Terra, desenvolvido no Território Cantuquirigaçu, no Estado do Paraná, do período de 2006 a 2008, voltados para jovens e adultos do campo. Tal Projeto visava à formação cientifica e técnica para a qualificação profissional e social dos sujeitos camponeses, considerando suas realidades de agricultores camponeses familiares, o princípio do trabalho familiar, com escolarização e certificação das séries finais do ensino fundamental. A pesquisa foi bibliográfica e de campo utilizando-se de entrevista semi estruturada, realizada com seis educandos/as participantes do projeto. Foi qualitativa com ênfase nas experiências relatadas, dialogando suas vivencias com as referências bibliográficas. Portanto este trabalho analisou e relatou experiências vivenciadas e a trajetória de vida de sujeitos que participaram no projeto, evidenciando, de fato o projeto em questão contribuiu para a autonomia em relação à renda, emancipação humana e política, conforme versava o projeto.
Abstract/Resumen: La investigación analizó y relató la experiencia del Proyecto Saberes de la Tierra, desarrollado en el Territorio Cantuquirigaçu, en el Estado de Paraná, del período de 2006 a 2008, dirigidos a jóvenes y adultos del campo. Este proyecto apunta a la formación científica y técnica para la cualificación profesional y social de los sujetos campesinos, considerando sus realidades de agricultores campesinos familiares, el principio del trabajo familiar, con escolarización y certificación de las series finales de la enseñanza fundamental. La investigación fue bibliográfica y de campo utilizando entrevista semi estructurada, realizada con seis educandos / as participantes del proyecto. Fue cualitativa con énfasis en las experiencias relatadas, dialogando sus vivencias con las referencias bibliográficas. Por lo tanto, este trabajo analizó y relató experiencias vivenciadas y la trayectoria de vida de sujetos que participaron en el proyecto, evidenciando, de hecho el proyecto en cuestión contribuyó a la autonomía en relación a la renta, emancipación humana y política, conforme versaba el proyecto.
Palavras-chave: Educação agrícola
Educação de jovens e adultos
Agricultura familiar
Qualificação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3799
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIRES.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.