Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zeneratti, Fábio Luiz-
dc.creatorCarlotto, Carmem dos Santos-
dc.date2017-
dc.date.accessioned2020-09-08T19:15:10Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-09-08T19:15:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3807-
dc.description.abstractThe present research emphasizes the importance of the fieldwork in the teaching of Geography. As an instrument of action, a practical class of protection and preservation of springs was developed. The spatial cut of the research was limited to the community of Passo Liso where the subjects were the students of the Joany Guilherme de Lima State School, in the municipality of Laranjeiras do Sul, Paraná state. The central theme of the field work was the quality of the water consumed by the inhabitants of the rural areas, so before and after the practice of protection of the source, water was collected for analysis by a professional of the Municipal Health and Surveillance Department Sanitary School of Laranjeiras do Sul. Since Field Education prioritizes the study of the reality of the subjects of the field, their specificities and potentialities, without neglecting the compulsory school contents, starting from this presupposition, it was decided to develop the field work related to the daily life of the students of the school in analysis, with the purpose of stimulating the critical eye of reality. For that, the fieldwork contributed, because it allowed the opportunity to see and discuss environmental themes from the reality of the students, starting from the recovery of the source and arriving at larger issues such as environment and environmental preservation.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa enfatiza a importância do trabalho de campo no ensino de Geografia. Como instrumento de ação foi desenvolvido uma aula prática de proteção e preservação de nascentes. O recorte espacial da pesquisa se limitou à comunidade de Passo Liso em que os sujeitos foram os alunos do Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima, do município de Laranjeiras do Sul, estado do Paraná.O tema central do trabalho de campo foi a qualidade da água consumida pelos moradores das áreas rurais, por isso, anterior e posteriormente à prática de proteção da nascente, foi realizada a coleta de água para análise por um profissional da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Laranjeiras do Sul. Como a Educação do Campo prioriza o estudo da realidade dos sujeitos do campo, suas especificidades e potencialidades, sem desprezar os conteúdos escolares obrigatórios, partindo deste pressuposto, optou-se por desenvolver o trabalho de campo relacionado ao cotidiano dos alunos da escola em análise, com o objetivo de estimular o olhar crítico da realidade. Para isso contribuiu o trabalho de campo, pois possibilitou a oportunidade de ver e discutir temas ambientais a partir da realidade dos alunos, partindo da recuperação da nascente e chegando a questões maiores, como meio ambiente e preservação ambiental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-08-21T13:09:06Z No. of bitstreams: 1 CARLOTTO.pdf: 3725211 bytes, checksum: 6fdb53ccc571004738804f2c4e11e7ea (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-09-08T19:15:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARLOTTO.pdf: 3725211 bytes, checksum: 6fdb53ccc571004738804f2c4e11e7ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-08T19:15:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLOTTO.pdf: 3725211 bytes, checksum: 6fdb53ccc571004738804f2c4e11e7ea (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectProteção ambientalpt_BR
dc.subjectNascentespt_BR
dc.titleO trabalho de campo como instrumento para o ensino de geografia: a prática de proteção de nascente no Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Limapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOTTO.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.