Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3807
Type: Monografia
Título : O trabalho de campo como instrumento para o ensino de geografia: a prática de proteção de nascente no Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima
Author: Carlotto, Carmem dos Santos
First advisor: Zeneratti, Fábio Luiz
Resume: A presente pesquisa enfatiza a importância do trabalho de campo no ensino de Geografia. Como instrumento de ação foi desenvolvido uma aula prática de proteção e preservação de nascentes. O recorte espacial da pesquisa se limitou à comunidade de Passo Liso em que os sujeitos foram os alunos do Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima, do município de Laranjeiras do Sul, estado do Paraná.O tema central do trabalho de campo foi a qualidade da água consumida pelos moradores das áreas rurais, por isso, anterior e posteriormente à prática de proteção da nascente, foi realizada a coleta de água para análise por um profissional da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Laranjeiras do Sul. Como a Educação do Campo prioriza o estudo da realidade dos sujeitos do campo, suas especificidades e potencialidades, sem desprezar os conteúdos escolares obrigatórios, partindo deste pressuposto, optou-se por desenvolver o trabalho de campo relacionado ao cotidiano dos alunos da escola em análise, com o objetivo de estimular o olhar crítico da realidade. Para isso contribuiu o trabalho de campo, pois possibilitou a oportunidade de ver e discutir temas ambientais a partir da realidade dos alunos, partindo da recuperação da nascente e chegando a questões maiores, como meio ambiente e preservação ambiental.
Resumen : The present research emphasizes the importance of the fieldwork in the teaching of Geography. As an instrument of action, a practical class of protection and preservation of springs was developed. The spatial cut of the research was limited to the community of Passo Liso where the subjects were the students of the Joany Guilherme de Lima State School, in the municipality of Laranjeiras do Sul, Paraná state. The central theme of the field work was the quality of the water consumed by the inhabitants of the rural areas, so before and after the practice of protection of the source, water was collected for analysis by a professional of the Municipal Health and Surveillance Department Sanitary School of Laranjeiras do Sul. Since Field Education prioritizes the study of the reality of the subjects of the field, their specificities and potentialities, without neglecting the compulsory school contents, starting from this presupposition, it was decided to develop the field work related to the daily life of the students of the school in analysis, with the purpose of stimulating the critical eye of reality. For that, the fieldwork contributed, because it allowed the opportunity to see and discuss environmental themes from the reality of the students, starting from the recovery of the source and arriving at larger issues such as environment and environmental preservation.
Palabras clave : Ensino e aprendizagem
Geografia
Proteção ambiental
Nascentes
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3807
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação do Campo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARLOTTO.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.