Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3814
Type: Monografia
Title: Atendimento educacional às crianças hospitalizadas: estratégias pedagógicas para a efetivação do direito à educação
Author: Mendes, Cíntia
Mendes, Taís
First advisor: Prado, Alessandra Bonassoli
Resume: Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as publicações nacionais, no período de 2010/2017, visando a busca pelas principais estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores/pedagogos para a efetivação do direito do atendimento educacional de crianças hospitalizadas. Ainda, a pesquisa teve como objetivos específicos: a) descrever os perfis das publicações brasileiras sobre atendimento educacional de crianças hospitalizadas; b) identificar como ocorrem as adaptações curriculares para o atendimento educacional das crianças hospitalizadas; e c) verificar as principais estratégias pedagógicas utilizadas para a efetivação do direito à continuidade do processo de escolarização de crianças hospitalizadas. Para responder a estes objetivos, optou-se por realizar uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, sendo que as publicações foram analisadas a partir das técnicas de análise de conteúdo. As fontes utilizadas para realizar a pesquisa foram o banco de dados IBICT do (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e do SciElo (Biblioteca Eletrônica Científica), tendo como descritores de busca “atendimento escolar de crianças hospitalizadas” e “estratégias pedagógicas no hospital”, com o recorte temporal de 2010 até 2017. Como resultados destaca-se: em relação ao perfil das publicações, a modalidade acadêmica que mais apresentou produções sobre o tema Atendimento educacional nos hospitais foi a pós-graduação stricto sensu, o Mestrado, e destas surgiram categorias temáticas: currículo; contribuições e significações do atendimento educacional nos hospitais; estratégias pedagógicas; e formação dos professores. Sobre as adaptações curriculares, ficou evidente a sua importância. O professor/pedagogo planeja os conteúdos a serem abordados, as atividades a serem realizadas, bem como as estratégias pedagógicas que utilizará, considerando as especificidades e o estado clínico dos alunos/pacientes, já que esses aspectos influenciam diretamente na aprendizagem desses sujeitos. A respeito das principais estratégias pedagógicas, compreende-se a sua relevância e constatou-se que as utilizadas com mais frequência são: a ludicidade, a Arte, as TICs e as atividades práticas, como experimentos e observações. Dessa forma, conclui-se, que a presença do professor/pedagogo no ambiente hospitalar é importante, pois ele auxilia na efetivação do direito à continuidade do processo de escolarização do aluno que se encontra hospitalizado, podendo contribuir também em aspectos além do escolarizante, por exemplo em aspectos sociais e emocionais. Ainda, evidenciou-se algumas lacunas científicas – temáticas – que podem ser aprofundadas a partir de novas pesquisas: a relação da classe hospitalar e a escola regular do aluno/paciente; avaliação dos alunos/pacientes; a formação continuada do professor/pedagogo; a representação social do professor/pedagogo no hospital; formação/capacitação complementar para a “escuta atenta ou empática”.
Abstract: This research had as main purpose analyzing the national publications, in the period of 2010/2017, aiming to search for the main pedagogical strategies used by teachers/pedagogues onto the realization by right educational attendance of hospitalized children. Also, the research had as specific aims: a) describe the profiles of brazilian publications about educational services for hospitalized children; b) identify how the curricular adaptations for the educational attendance of hospitalized children occur; and c) verify the main pedagogical strategies used for the realization of the right to schooling process continuity in hospitalized children. To answer these aims, we chose to carry out a state-of-the-knowledge research, being the publications analyzed from the techniques of content analysis . The sources used to realize the research were the IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) database and the SciElo (Scientific Electronic Library) database, with search descriptors "school attendance of hospitalized children" and "pedagogical strategies in the hospital", with the time cut from 2010 to 2017. As a result we highlight: in relation to the profile of publications, the academic modality that most presented productions on the topic of Educational Attention in Hospitals was the stricto sensu post-graduation, the Master's degree, and from these emerged thematic categories: curriculum; contributions and significations of educational attendance in hospitals; pedagogical strategies; and teacher training. Regarding the curricular adaptations, the importance of these was evident. The teacher/pedagogue should plan the contents to be addressed, the activities to be carried out, as well as the pedagogical strategies that will use, considering the specificities and the clinical status of the students / patients, since these aspects directly influence the learning of these subjects. Regarding the main pedagogical strategies, one understands the relevance of the same ones and it has been verified that those used more frequently are: playfulness and the Art, the TICs and the practical activities, like experiments and observations. In this way, we conclude that the presence of the teacher/pedagogue in the hospital environment is of great importance, since it assists in the realization of the right to continuity of the schooling process of the student who is hospitalized, being able to contribute also in aspects beyond the scholar, for example in social and emotional aspects. Still, some scientific-thematic gaps have been evidenced that can be deepened from new researches: the relation of the school of the hospital and the regular school of the student / patient; student / patient evaluation; continuing teacher / teacher education; the social representation of the teacher / pedagogue in the hospital; complementary training / qualification for "attentive or empathic listening".
Keywords: Formação de professores
Crianças em idade escolar
Ensino e aprendizagem
Hospitalização
Pedagogia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3814
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MENDES.pdf702,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.