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Tipo: Dissertação
Título: Aspectos da colaboração profissional docente mobilizados em um estudo de aula (Lesson study) no contexto brasileiro
Autor(es): Tomasi, Ana Paula
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Primeiro membro da banca: Souza, Maria Alice Veiga de
Segundo membro da banca: Silva, Ilton Benoni da
Terceiro membro da banca: Melo, Marisol Vieira
Resumo: O processo de desenvolvimento profissional dos professores abarca dimensões distintas, entre elas a cultura profissional, especialmente a colaboração, que oportuniza aos professores partilhar ideias, experiências e refletir sobre a prática. Uma abordagem de desenvolvimento profissional que tem a colaboração como princípio basilar, crescentemente investigada no Brasil devido ao seu potencial de favorecer o crescimento do professor, é o estudo de aula (lesson study). Esta abordagem formativa centra-se na prática letiva docente e assume natureza reflexiva e colaborativa, favorecendo o desenvolvimento profissional docente. Mobilizadas por estes aspectos, desenvolvemos uma investigação com o objetivo de evidenciar e compreender os aspectos da colaboração profissional vivenciados por um grupo de professores participantes em um estudo de aula. A investigação, de natureza qualitativa e interpretativa, baseada nos pressupostos teóricos sobre cultura e colaboração profissional de Andy Hargreaves e Mônica Thurler, envolveu oito professores de matemática participantes em um estudo de aula, os quais ministram aulas nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais pertencentes a 1.ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul (1.ª CRE). O estudo de aula foi desenvolvido nos meses de agosto a dezembro de 2019, estruturado em 12 encontros quinzenais de 3 horas cada, os quais foram desenvolvidos nas dependências da 1.ª CRE. O material empírico do estudo foi constituído a partir dos registros produzidos em face das observações dos encontros, transcrição das gravações de áudio das sessões, bem como das notas de campo produzidas na aula de investigação (terceira etapa do estudo de aula). A análise do material evidenciou cinco importantes aspectos da colaboração profissional vivenciados pelos professores no âmbito das atividades do estudo de aula: partilha, apoio e incentivo mútuo, diálogo, cooperação e reflexão partilhada. Em relação à partilha, o estudo de aula oportunizou aos professores partilhar anseios, angústias, objetivos e experiências de sala de aula. O apoio e incentivo mútuo foi um aspecto muito valorizado pelos professores, porque criou as condições para que todos pudessem participar do processo e se envolvessem em todas as etapas. O diálogo foi um dos aspectos marcantes da experiência porque os professores concretizaram um processo formativo que valorizava a voz dos participantes e a negociação de decisões. A cooperação marcou o processo na medida em que os professores mostravam-se proativos para a realização de distintas atividades. A reflexão partilhada, um aspecto considerado novo em nosso estudo, sinaliza que a dinâmica do estudo de aula oportunizou aos professores pensar de forma crítica e profunda sobre a docência.
Abstract/Resumen: The teacher professional development process encompasses different dimensions, among them professional culture, especially collaboration, which allows teachers to share ideas, experiences, and reflect on practice. A professional development approach that has collaboration as a basic principle, increasingly investigated in Brazil due to its potential to favor the growth of the teacher, is the lesson study. This approach focuses on teaching practice and takes on a reflective and collaborative nature, favoring the teacher’s professional development. Instigated by these aspects, we developed an investigation to highlight and understand the aspects of professional collaboration experienced by a group of teachers participating in a classroom study. The research, of a qualitative and interpretative nature and based on the theoretical assumptions about culture and professional collaboration of Andy Hargreaves and Mônica Thurler, involved eight mathematics teachers participating in a lesson study, who teach classes in the final years of elementary school in public schools state institutions belonging to the 1.ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul (1.ª CRE). The lesson study sessions were held biweekly from August to December 2019, structured in 12 meetings of 3 hours each, which were developed at 1.ª CRE. The empirical material of the study was constituted from the records produced in face of the meeting observations, transcription of the audio recordings of the sessions, as well as the field notes produced in the research lesson (third stage of the lesson study). The analysis of the material showed five important aspects of professional collaboration experienced by teachers in the context of lesson study activities: sharing, mutual support and encouragement, dialogue, cooperation and shared reflection. Regarding to sharin, lesson study gave teachers the opportunity to share their anxieties, fears, goals and classroom experiences. Mutual support and encouragement was an aspect highly valued by teachers, because it created the conditions for everyone to participate in the process and get involved in all stages. The dialogue was one of the highlighted aspects of the experience because the teachers participated in a formative process that valued the participants’ voice and the negotiation of decisions. Cooperation marked the process as teachers were proactive in carrying out different activities. Shared reflection, an aspect considered new in our study, signals that the dynamics of lesson study enabled teachers to think critically and deeply about teaching.
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3839
Data do documento: 14-Set-2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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