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Tipo: Dissertação
Título: A educação do campo em uma escola da cidade: desafios e possibilidades
Autor(es): Psidonik, Liziane Dark de Godoy
Primeiro Orientador: Ody, Leandro Carlos
Primeiro membro da banca: Ody, Leandro Carlos
Segundo membro da banca: Paludo, Conceição
Terceiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da dissertação para o curso de pós-graduação stricto sensu, para obtenção do título de Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim/RS, considerando a temática, “A Educação do Campo em uma escola na cidade”. A mesma foi desenvolvida com educadores de Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Mário Quintana, localizado no Município de Barão de Cotegipe/RS. Através desta pesquisa, buscamos responder quais os desafios que se apresentam aos educadores para se fazer “Educação do Campo” em uma escola pública, localizada em meio urbano, que atende alunos do campo e da cidade. A proposição deste projeto decorre de minha experiência profissional e pessoal, pois sou educadora de geografia da escola pesquisada e também sou filha de pequemos agricultores, tenho minha origem do campo, e senti-me desafiada a pesquisar, a tentar construir coletivamente e a promover uma educação voltada para que os estudantes de hoje não tenham que deixar o campo amanhã, ao contrário, que visualizem nele perspectivas de libertação, de emancipação e, sobretudo, de permanência e sobrevivência através do cultivo da terra. Assim, a pesquisa se faz muito importante por trazer essa problemática, pois os alunos do campo têm direito a uma educação de qualidade, que não seja qualquer educação, mas que seja uma educação voltada também aos interesses da vida no campo. A abordagem metodológica desenvolvida foi a qualitativa, de natureza exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com cinco educadores que representavam as cinco áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humana e Ensino Religioso. Os resultados obtidos mostraram que os educadores apontam a falta de planejamento, de formação e de políticas públicas, como os principais obstáculos para se elaborar estratégias de ensino diferenciadas para com os alunos oriundos do campo. Assim sendo, construímos uma proposta de formação continuada que será apresentada à equipe gestora da escola, para posteriormente ser trabalhada com os mesmos em três encontros, com aporte teórico da Educação do Campo. Para tanto, também consideramos o importante papel da escola na formação dos sujeitos, sua proposta pedagógica e de seus educadores, a partir de uma postura diferenciada, ou seja, uma postura que ajude esses educadores a serem problematizadores e reflexivos de suas práticas.
Abstract/Resumen: The present work presents the results of the dissertation for the stricto sensu postgraduate course, to obtain the title of Master in Education from the Federal University of Fronteira Sul campus Erechim / RS, considering the theme, “Field Education in a school in City". It was developed with elementary and high school educators from the Mário Quintana State College, located in Barão de Cotegipe / RS. Through this research, we seek to answer the challenges that educators face in order to do “fiel Education” in a public school located in an urban environment that serves students from the countryside and from the city. The proposition of this project stems from my professional and personal experience, as I am a geography educator of the researched school and I am also a daughter of small farmers, I have my origin of the field, and I felt challenged to research, to try to build collectively and to promote a education focused on the fact that today's students do not have to leave the field tomorrow, on the contrary, to see in it perspectives of liberation, emancipation and, above all, permanence and survival through the cultivation of the land. Thus, the research is very important because it brings this problem, because the students of the field are entitled to a quality education, which is not any education, but that is also an education focused on the interests of life in the countryside. The methodological approach developed was qualitative, exploratory in nature. Data were collected through semi-structured interviews with five educators representing the five areas of knowledge: Mathematics, Languages, Nature Sciences, Humanities and Religious Education. The results showed that educators point to the lack of planning, training and public policies, as the main obstacles to elaborate differentiated teaching strategies for students coming from the field. Thus, we built a proposal for continuing education that will be presented to the school's management team, to be worked with them later in three meetings, with theoretical support from Field Education. Therefore, we also consider the important role of the school in the formation of the subjects, their pedagogical proposal and their educators, from a differentiated posture, that is, a posture that helps these educators to be problematizing and reflective of their practices.
Palavras-chave: Educação
Escola rural
Educação popular
Formação continuada do professor
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3844
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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