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Tipo: Dissertação
Título: A prática pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem: possibilidades de ressignificação
Autor(es): Silva, Rosangela Lucia Alves da
Primeiro Orientador: Ody, Leandro Carlos
Primeiro membro da banca: Ody, Leandro Carlos
Segundo membro da banca: Fávero, Altair Alberto
Terceiro membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Resumo: A presente dissertação discute a prática pedagógica na perspectiva da sua ressignificação, a partir de pesquisa qualitativa desenvolvida junto a uma escola de ensino médio da rede estadual do município de Itatiba do Sul. A mesma teve como título A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO. A pesquisa buscou “Desenvolver um processo investigativo para identificar e analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores buscando sua ressignificação e importância dos conteúdos/conhecimentos estudados e ou construídos, para/ na vida dos estudantes, considerando o contexto em que estão inseridos. E justifica-se, a partir da trajetória formativa e profissional da pesquisadora, permeada por inquietações, questionamentos que, constantemente, impactam o dia a dia do processo de ensino e aprendizagem, em especial, nos últimos anos como professora do ensino médio. Os caminhos metodológicos se deram por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo como procedimentos a aplicação de questionário, roda de conversa e entrevista semiestruturada, e como sujeitos, os estudantes e professores da escola investigada. A revisão da literatura ocorreu a partir de Alves (1981), Arroyo (2007), Brandão (2006), Caldart (2009), Demo (2000), (Freire (2011), Libâneo (1994), Mészàros (2008), Pimenta (2009), Pistrak (1981), entre outros, suscitando análises, levantamento de questões, reflexões e diálogos a partir das aproximações e relações estabelecidas entre esses referencias e os achados da pesquisa. Dessa forma, apontam-se alguns princípios e/ou indicativos para a formação continuada dos professores, concebida como processo continuo de reflexão sobre a prática, na relação teoria e prática, na perspectiva da ressignificação da prática pedagógica e consequentemente do processo de ensino aprendizagem, tendo em vista a formação integral dos estudantes, sua emancipação e intervenção na realidade para transformá-la. Bem como, destaca-se a proposta de Educação Popular e Educação do Campo cujas propostas correspondem aos anseios e necessidades das classes populares.
Abstract/Resumen: This dissertation discusses pedagogical practice in the perspective of its re-signification, based on a qualitative research developed with a high school of the state network of the city of Itatiba do Sul. It was entitled THE PRACTICE PEDAGOGICAL IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING: POSSIBILITIES OF SIGNIFICANCE. The research sought "Develop an investigative process to identify and analyze the pedagogical practice developed by the teachers seeking their resignification and importance of the contents/ knowledge studied and/or constructed, for and in the students' lives, considering the context in which they are inserted. And it is justified, based on the formative and professional trajectory of the researcher, permeated by concerns, questions that constantly impact the day-to-day teaching and learning process, especially in recent years as a high school teacher. The methodological paths were given through the bibliographical, documentary and field research, having as procedures the application of questionnaire wheel of conversation and semi-structured interview, having as subjects the students and teachers of the investigated school. The literature review from Alves (1981), Arroyo (2007), Brandão (2006), Caldart (2009), Demo (2000), Freire (2011), Libâneo (1994), Mészaros (2008), Pimenta ( 2009), Pistrak (1981), among others, elicited analyzes, questioning, reflections, and dialogues based on the approximations and relationships established between these references and the research findings. Therefore, some principles and /or indicatives are pointed out for the continuous formation of teachers, conceived as a continuous process of reflection on the practice, in the relation theory and practice, in the perspective of the re-signification of the pedagogical practice and consequently of the process of teaching learning, with a view to the integral formation of the students, their emancipation and intervention in reality to transform it, as well as highlighting the proposal of Popular Education and Education of the Field whose proposals correspond to the wishes and needs of the popular classes.
Palavras-chave: Pedagogia
Ensino
Aprendizagem
Educação rural
Formação continuada do professor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3852
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
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