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dc.contributor.advisor1Bem, Daniel Francisco de-
dc.contributor.referee1Bem, Daniel Francisco de-
dc.contributor.referee2Gritti, Isabel Rosa-
dc.contributor.referee3Fraga, Gerson Wasen-
dc.creatorPereira, Rodrigo Alves-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2020-12-02T13:40:49Z-
dc.date.available2020-12-02T13:40:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3856-
dc.description.abstractThis study analyzed the identity interpretations of the community of Erechim and region through a community diagnostic, developed because of the elaboration of Region Strategic Planning of Alto Uruguai Gaúcho, in 2008, and because of the repertoire programs of guitar studies and the Orchestra from the municipal school of Belas Artes Oswaldo Engel and the performed concerts during 2014 and 2018. It aimed to detect identity constructions through traditional and historical speech of the region, embedded in a modern and determine paradigm and elements which origin come from the changing of the post-modern, stressed by the approximation of the artistically musical universes: the erudite and the popular. For this purpose, it was used as method the documental and bibliographic research which, through the elaboration of a theoretical reference in the authors of the Cultural studies, tried to dialogue with the documents in analysis. It was possible to realize the importance of the identity and contemporary community references, qualifying and identifying the new social and politic arrangements promoted by the identity modifications and its relation with the process that organize, constitute and modify the post-modern societies, stressing the modifications in the artistic practice and its hybrid forms and redefinitions. Finally, it was possible to reveal the limitations, inaccuracies and inefficiency of the identity interpretations from constructions based on the traditional modernity, as well as the resistance to the post-modern paradigm by the local leaders, compromising in a decisive way the results of the politics of economic and social strategic planning.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisou as interpretações das identidades da comunidade de Erechim e região, por meio do Diagnóstico comunitário, desenvolvido por ocasião da elaboração do Planejamento Estratégico Regional do Alto Uruguai Gaúcho, no ano de 2008, e dos programas de estudo de violão e repertório da Orquestra da Escola Municipal de Belas Artes Oswaldo Engel, apresentados em concertos realizados no período de 2014 a 2018, buscou-se identificar construções identitárias a partir do discurso histórico tradicional da região, alicerçado em um paradigma moderno e determinista, assim como elementos oriundos das transformações na pós-modernidade evidenciadas por meio da aproximação dos universos artísticos musicais erudito e popular. Para tanto, foi utilizado como método a pesquisa documental e bibliográfica, que através da elaboração de um referencial teórico referenciado nos autores dos Estudos Culturais procurou dialogar com os documentos em análise, foi possível perceber a importância das contribuições dos estudos interdisciplinares em ciências humanas, na elaboração de referenciais identitários e comunitários contemporâneos, qualificando e identificando os novos arranjos sociais e políticos promovidos pelas alterações das identidades e sua relação com processos que organizam, configuram e modificam as sociedades pós-modernas, destacando as alterações nas prática artística e suas hibridizações e ressignificações. Enfim, foi possível evidenciar as limitações, imprecisões e ineficiências das interpretações identitárias oriundas de construções baseadas na modernidade tradicional, assim como na resistência ao paradigma pós-moderno por parte das lideranças locais, comprometendo de forma decisiva os resultados das politicas de planejamento estratégico econômicos e sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-10-31T20:54:13Z No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 2842489 bytes, checksum: 4827c5f47c50e1a231e5841d0811acd6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-02T13:40:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 2842489 bytes, checksum: 4827c5f47c50e1a231e5841d0811acd6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-02T13:40:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 2842489 bytes, checksum: 4827c5f47c50e1a231e5841d0811acd6 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências humanaspt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectPós-modernismopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.titleAs consonâncias e dissonâncias da historiografia oficial do município de Erechim: quando interdisciplinaridade dos estudos de violão e a música de concerto dizem muito sobre as identidade culturais contemporâneaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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