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Tipo: Monografia
Título: O modelo fabril no ensino médio da Escola Estadual Semente da Conquista, para assentados da reforma agrária
Autor(es): Silva, Odivam Franco
Primeiro Orientador: Gehlen, Maria Eloá
Resumo: A pesquisa tem por tema o modelo fabril no Ensino Médio na Escola Estadual Semente da Conquista, para assentados da reforma agrária e possui o objetivo de analisar os reflexos do modelo fabril nessa escola, localizada no assentamento 25 de Maio, no município de Abelardo Luz/SC. A metodologia é de natureza qualitativa, mediante entrevistas semiestruturadas com 03 estudantes, (01 egresso e 02 estudantes um de cada série do Ensino Médio, 01 funcionário da escola e 01 professor), assim como pesquisa documental e revisão bibliográfica. Percebe-se que a estrutura da escola é planejada para ser de uma forma padrão, com referência para as indústrias ou para o mundo do trabalho, gerando uma “habilitação” para o mercado; foi efetuada a observação participante da escola e pesquisa de campo com a análise dos objetos e espaços na estrutura da Escola Estadual Semente da Conquista: muros, filas, horário, regras, o formato das janelas, as divisões do espaço (secretaria, salas de aula, cozinha, almoxarifado, sala da direção). Essa arquitetura é importante para a naturalização do espaço da fábrica. O trabalho visa demostrar quais são as reais funções de um educandário de Ensino Médio, no espaço camponês, tendo em vista ela ser importante na vida dos educandos, filhos de assentados da reforma agrária. O trabalho pretende compreender como a escola está presente, no dia a dia dos educandos e como, coisas simples como uma janela, um murro, ou um sino para garantir os horários, definem e mudam a condição de estudantes-cidadãos para força de trabalho a ser vendida no mercado.
Abstract/Resumen: The research has as its theme the high school factory model at the Semente da Conquista State School, for agrarian reform settlers, and its objective is to analyze the reflexes of the factory model at this school, located in the 25 de Maio settlement, in Abelardo Municipality. Luz / SC. The methodology is qualitative in nature, through semi-structured interviews with three students (one graduates and two students, one from each high school grade and one school staff), one school employee and one school teacher, as well as documentary research and literature review. It can be seen that the structure of the school is designed to be of a standard form, with reference to the industries or the world of work, generating a "qualification" for the market, the students from the school space. Participant observation of the school and field research will be carried out with the analysis of objects and spaces in the structure of the Seed of Achievement State School: walls, queues, schedule, rules, the shape of the windows, the space divisions (office, classrooms , kitchen, storeroom, board room). This architecture is important for the naturalization of the factory space. The work aims to demonstrate what are the real functions of a high school student in the peasant space, considering that it is important in the life of the students, children of agrarian reform settlers. The work aims to understand how the school is present, in the day to day of the students and how, simple things like a window, a punch, or a bell to guarantee the schedules, define and change the condition of student-citizens to workforce. be sold on the market.
Palavras-chave: Educação escolar
Ensino Médio
Assentamentos humanos
Reforma agrária
Abelardo Luz (SC)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3866
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

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