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Tipo: Monografia
Título: Educação de jovens e adultos no acampamento Herdeiros da Terra do 1º de Maio em Rio Bonito do Iguaçu – Paraná
Autor(es): Borré, Everli Thalia
Primeiro Orientador: D’Avila, Jaqueline Boeno
Resumo: Essa pesquisa é um trabalho de conclusão de curso que objetiva aprofundar a reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos nas Áreas de Reforma Agrária, buscando compreender como acontece a relação dos sujeitos com a escolarização e a não escolarização no Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, localizado no município de Rio Bonito do Iguaçu – PR. Para compreender as problemáticas que circundam essa modalidade de educação no contexto do campo, em especial, na realidade da reforma agrária, abordando a problemática sobre a inexistência de turmas frequentes de EJA no Acampamento. Optou-se por apresentar e sistematizar possíveis questionamentos, vendo as características das ações desenvolvidas, levando em consideração o referencial da Educação de Jovens e Adultos e a realização do Projeto de Escolarização Anos Iniciais nas Áreas de Reforma Agrária –PROESC Fase I. Com vistas a analisar a materialidade do referido projeto foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educandos (as) que participaram do projeto para identificar os possíveis potenciais e limites. Entende-se que os jovens e adultos entendem a necessidade de estudar para trabalhar no campo, mas quando o ofertado se põem em dúvida em frequentar e realizar o estudo, pois quando adultos as necessidades familiares vem em primeiro lugar, também podemos perceber que não houve a continuidade do projeto pela falta de políticas públicas estaduais que garantam o ensino de jovens e adultos como direito e não apenas como uma iniciativa única sem sua plena efetivação.
Abstract/Resumen: This research is a work of conclusion of course that aims to deepen the reflection on the Education of Youth and Adults in the Areas of Agrarian Reform, seeking to understand how it happens the relationship of the subjects with the schooling and thenon-schooling in the Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, located in the city of Rio Bonito do Iguaçu - PR. To understand the problems that surround this type of education in the context of the field, especially in the reality of agrarian reform, addressing the problem of the lack of frequent EJA classes in the acampamento. It was decided to present and systematize possible questions, seeing the characteristics of the actions developed, taking into consideration the reference of Youth and Adult Education and the realization of the Schooling Project Initial Years in the Areas of Agrarian Reform - PROESC Phase I. In order to analyze the materiality of this project, semi-structured interviews were conducted with students who participated in the project to identify possible potentials and limits. It is understood that young people and adults understand the need to study in order to work in the field, but when offered they question themselves in attending and carrying out the study, because when adults the family needs come first, we can also realize that there was no continuity of the project due to the lack of state public policies that ensure the education of young people and adults as a right and not just as a single initiative without its full implementation.
Palavras-chave: Reforma agrária
Educação de jovens e adultos
Assentamentos humanos
Escola rural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3879
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

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