Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3886
Tipo: Dissertação
Título: Musicalização na escola: educação, música e pedagogia
Autor(es): Cechett, Sinara Isabel Sfatoski
Primeiro Orientador: Valério, Mairon Escorsi
Primeiro membro da banca: Valério, Mairon Escorsi
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Terceiro membro da banca: Sbardelotto, Mari Lúcia
Resumo: Esta pesquisa estudou a utilização da música por meio do conhecimento em musicalização como possibilidade de intervenção cognitiva, capaz de auxiliar crianças em seus processos de aprendizagem. Iniciamos o presente estudo com um aparato teórico sobre a abordagem psicopedagógica, relacionadas à cognição, como memorização e concentração. Na sequência, o enfoque foi sobre a música, sua relevância e as psicologias que abordam o tema enquanto função terapêutica para as emoções e para o corpo, além da sua relação com o conhecimento e com a intervenção. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel, em Erechim/RS, no período de março a dezembro de 2017, com a participação de alunos, professores da educação infantil e professores de musicalização da escola. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi de observação não participante, nesse caso sendo realizadas observações e análises dos questionários aos participantes. Como produto desta investigação apresento uma Cartilha que pode orientar práticas de musicalização, para serem desenvolvidas com crianças e adolescentes em espaços escolares e não escolares. Os autores mais utilizados na pesquisa foram Alvarez; Bréscia; Gaiza; Sloboda; Vygotsky e Weigel entre outros. Esse produto tem a intenção de aproximar profissionais que atuem com crianças na Educação Infantil. Auxiliando no seu trabalho com dicas sobre o desenvolvimento integral dos educandos.
Abstract/Resumen: This research studied the use of music through knowledge in musicalization as a possibility of cognitive intervention, able to assist children in their learning processes. We begin the present study with a theoretical apparatus on the psychopathological approach, related to cognition, such as memorization and concentration. Next, the focus was about music, its relevance and the psychologies that approach the theme as a therapeutic function for the emotions and for the body, as well as its relation with knowledge and intervention. Field research was conducted at the Municipal School of Fine Arts Osvaldo Engel, in Erechim / RS, from March to December 2017, with the participation of students, teachers of early childhood education and musicalization teachers of the school. The methodology used in this research was non-participant observation, in which case observations and analyzes of the questionnaires were made to the participants. The most used authors in this research were: Alvarez; Bréscia; Gaiza; Slobroda; Vygotsky and Weigel. This product has the intention of approximating professionals that work with childhood education, helping in their work with tips about integral development from the educators.
Palavras-chave: Educação
Escolas
Psicopedagogia
Psicologia cognitiva
Música
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3886
Data do documento: 2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CECHETT.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.