Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3886
Type: Dissertação
Title: Musicalização na escola: educação, música e pedagogia
Author: Cechett, Sinara Isabel Sfatoski
First advisor: Valério, Mairon Escorsi
metadata.dc.contributor.referee1: Valério, Mairon Escorsi
metadata.dc.contributor.referee2: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee3: Sbardelotto, Mari Lúcia
Resume: Esta pesquisa estudou a utilização da música por meio do conhecimento em musicalização como possibilidade de intervenção cognitiva, capaz de auxiliar crianças em seus processos de aprendizagem. Iniciamos o presente estudo com um aparato teórico sobre a abordagem psicopedagógica, relacionadas à cognição, como memorização e concentração. Na sequência, o enfoque foi sobre a música, sua relevância e as psicologias que abordam o tema enquanto função terapêutica para as emoções e para o corpo, além da sua relação com o conhecimento e com a intervenção. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel, em Erechim/RS, no período de março a dezembro de 2017, com a participação de alunos, professores da educação infantil e professores de musicalização da escola. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi de observação não participante, nesse caso sendo realizadas observações e análises dos questionários aos participantes. Como produto desta investigação apresento uma Cartilha que pode orientar práticas de musicalização, para serem desenvolvidas com crianças e adolescentes em espaços escolares e não escolares. Os autores mais utilizados na pesquisa foram Alvarez; Bréscia; Gaiza; Sloboda; Vygotsky e Weigel entre outros. Esse produto tem a intenção de aproximar profissionais que atuem com crianças na Educação Infantil. Auxiliando no seu trabalho com dicas sobre o desenvolvimento integral dos educandos.
Abstract: This research studied the use of music through knowledge in musicalization as a possibility of cognitive intervention, able to assist children in their learning processes. We begin the present study with a theoretical apparatus on the psychopathological approach, related to cognition, such as memorization and concentration. Next, the focus was about music, its relevance and the psychologies that approach the theme as a therapeutic function for the emotions and for the body, as well as its relation with knowledge and intervention. Field research was conducted at the Municipal School of Fine Arts Osvaldo Engel, in Erechim / RS, from March to December 2017, with the participation of students, teachers of early childhood education and musicalization teachers of the school. The methodology used in this research was non-participant observation, in which case observations and analyzes of the questionnaires were made to the participants. The most used authors in this research were: Alvarez; Bréscia; Gaiza; Slobroda; Vygotsky and Weigel. This product has the intention of approximating professionals that work with childhood education, helping in their work with tips about integral development from the educators.
Keywords: Educação
Escolas
Psicopedagogia
Psicologia cognitiva
Música
Aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3886
Issue Date: 2018
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CECHETT.pdf2,97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.