Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3888
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta para o ensino de matrizes utilizando a metodologia sala de aula invertida
Autor(es): Sachini, Luciana
Primeiro Orientador: Binotto, Rosane Rossato
Primeiro membro da banca: Fortes, Patrícia Rodrigues
Segundo membro da banca: Petry, Vitor José
Resumo: Apresentamos neste trabalho uma proposta metodológica que contempla uma sequência didática sobre conteúdos de Matrizes, para o Ensino Médio, utilizando como metodologia a Sala de Aula Invertida aliada às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Com esta proposta buscamos tornar os alunos mais ativos no processo educativo, desenvolver sua autonomia e proporcionar a resolução de problemas com temas mais conexos a sua realidade de modo a promover uma aprendizagem mais significativa. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa de natureza teórica e descritiva. Neste sentido elaboramos uma sequência didática que contempla atividades para serem desenvolvidas em momentos não presenciais e em momentos presenciais, que formam a base da metodologia Sala de Aula Invertida, sendo que para os momentos não presenciais (mas online) os alunos têm disponíveis videoaulas explicativas sobre conteúdos de Matrizes, gravadas pelo professor, bem como exercícios/problemas referentes a esse conteúdo. Nos momentos presenciais, o professor coordena discussões e reflexões sobre os conceitos previamente estudados, além de resolver exercícios/problemas referentes a esses conteúdo. Considerando que o material didático que elaboramos tem características de ser potencialmente significativo para o aluno aliado a sua predisposição para aprender concluímos que esse material têm possibilidade de gerar aprendizagem significativa de conteúdos de Matrizes.
Abstract/Resumen: We present in this work a methodological proposal that contemplates a didactic sequence about Matrix contents, for High School, using as methodology the Inverted Classroom allied to the Digital Technologies of Information and Communication. With this proposal, we seek to become students more active in the educational process, develop their autonomy and provide problem solving with themes more related to their reality in order to promote more meaningful learning. To this end, we developed a research of a theoretical and descriptive nature. In this sense, we elaborated a didactic sequence that contemplates activities to be developed in nonface-to-face and face-to-face moments, which form the basis of the Inverted Classroom methodology, and for non-face-to-face (but online) moments students have explanatory video lessons Matrix contents, recorded by the teacher, as well as exercises / problems related to that content. In the classroom, the teacher coordinates discussions and reflections on previously studied concepts, besides solving exercises / problems related to these contents. Considering that, the didactic material we elaborate has characteristics of being potentially significant for the student, allied to his predisposition to learn, we conclude that this material has the possibility of generating significant learning of Matrix contents.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Matemática
Didática
Ensino médio
Matrizes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3888
Data do documento: 3-Set-2020
Nível: Mestrado profissional
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SACHINI.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.