Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3891
Tipo: Dissertação
Título: O tratamento da variação linguística nos gêneros discursivos da prova de Língua Portuguesa (linguagens, códigos e suas tecnologias) do Enem (1998-2018) à luz da sociolinguística variacionista e educacional
Autor(es): Rech, Elisangela
Primeiro Orientador: Snichelotto, Cláudia Andrea Rost
Primeiro membro da banca: Hentz, Maria Izabel de Bortoli
Segundo membro da banca: Luz, Mary Neiva Surdi da
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o tratamento da variação linguística na Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa do ENEM de 1998 a 2018 à luz da Sociolinguística Variacionista e da Sociolinguística Educacional. Inicialmente, sumarizamos brevemente o percurso histórico, a constituição e as características da Prova de LCT – LP do ENEM no período de 20 anos. Também, realizamos o levantamento bibliográfico de alguns estudos sobre a variação linguística na prova de LCT – LP do ENEM. Na sequência, apresentamos o aporte teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, segundo Weinreich, Labov e Herzog ([1968] 2006) e Labov ([1972] 2008), da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005) entre outros. Na sequência, discorremos sobre as decisões metodológicas adotadas, a partir da perspectiva de análise quali-quantitativa. Após, nos dedicamos à análise do tratamento da variação linguística na Prova de LCT – LP do ENEM. Nosso levantamento resultou em 89 questões objetivas que estão diretamente ligadas ao fenômeno da variação linguística. Aferimos que essa temática foi mais frequente na segunda fase do ENEM do que na primeira fase. Em nossa amostra, não localizamos nenhuma questão relacionada ao tratamento da variação linguística nos anos de 1999 e 2003, destoando do que é preconizado pelos documentos oficiais. Quanto ao tipo de variação, identificamos nove tipos diferentes relativos à dimensão interna e externa da variação, o que demonstra a necessidade de o tema ser contemplado com maior aferição pelo professor do componente curricular de Língua Portuguesa nas instituições escolares. As questões que envolvem fenômenos relacionados à dimensão social foram mais recorrentes do que as que abrangem a dimensão linguística. Constatamos também diversidade no uso gêneros discursivos nos dois períodos de análise. Nossos resultados também revelaram que os gêneros da modalidade escrita são mais recorrentes que os da modalidade oral e os híbridos (escritos e orais). Quanto ao tocante ao domínio discursivo, os gêneros ficcionais foram os mais recorrentes no Exame, seguido do instrucional e do jornalístico e, com menor somatização, os gêneros dos domínios discursivos publicitário, interpessoal, jurídico, comercial, lazer e religioso. Por fim, ao optarmos pelo recurso analítico do contínuo oralidade-letramento, constatamos que a maior parte dos gêneros discursivos presentes na Prova objetiva de LCT - LP está situado em eventos de letramento embora também tenhamos constatado gêneros situados, em menor quantidade, nos eventos de oralidade. Assim, sugerese o aumento dos gêneros voltados à oralidade no ENEM, visto que os documentos respaldam a modalidade e também porque é uma forma de incentivar ainda mais os candidatos ao ENEM a revelarem o “camaleão linguístico" que cada um carrega dentro de si. Palavras-chave: ENEM. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Gêneros discursivos. Variação diamésica. Sociolinguística Variacionista e Educacional.
Abstract/Resumen: This research work aims to investigate the treatment of linguistic variation in the ENEM Language Test, Codes and its Technologies - Portuguese Language from 1998 to 2018 in the light of Variationist Sociolinguistics and Educational Sociolinguistics. Initially, we briefly summarize the historical course, the constitution and the characteristics of the LEM - LP Test of ENEM in the period of 20 years. We also carried out a bibliographic survey of some studies on linguistic variation in the LEM - LP test at ENEM. Following, we present the theoretical and methodological contribution of Variationist Sociolinguistics, according to Weinreich, Labov and Herzog ([1968] 2006) and Labov ([1972] 2008), of Educational Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005) among others. Then, we discuss the methodological decisions adopted, from the perspective of qualitative and quantitative analysis. Afterwards, we dedicate ourselves to the analysis of the treatment of linguistic variation in the LCT - LP Test at ENEM. Our survey resulted in 89 objective questions that are directly linked to the phenomenon of linguistic variation. We found that this theme was more frequent in the second phase of ENEM than in the first phase. In our sample, we did not find any issue related to the treatment of linguistic variation in the years 1999 and 2003, which is different from what is recommended by official documents. As for the type of variation, we identified nine different types related to the internal and external dimension of the variation, which demonstrates the need for the theme to be addressed with greater assessment by the teacher of the Portuguese Language curriculum component in school institutions. The questions involving phenomena related to the social dimension were more recurrent than those covering the linguistic dimension. We also found diversity in the use of discourse genres in the two periods of analysis. Our results also revealed that the genres of the written modality are more recurrent than those of the oral modality and the hybrids (written and oral). As for the discursive domain, fictional genres were the most recurrent in the Exam, followed by instructional and journalistic ones and, to a lesser extent, the genres of the advertising, interpersonal, legal, commercial, leisure and religious discourse domains. Finally, when we opted for the analytical resource of continuous orality-literacy, we found that most of the discursive genres present in the LCT - LP Objective Proof are located in literacy events although we have also found genres located, in a smaller quantity, in events of literacy. orality. Thus, it is suggested to increase the genres focused on orality in ENEM, since the documents support the modality and also because it is a way to further encourage ENEM candidates to reveal the “linguistic chameleon” that each one carries within them.
Palavras-chave: Linguística
Exame Nacional do Ensino Médio
Sociolinguística
Linguagem
Variação linguística
Língua Portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3891
Data do documento: 28-Dez-2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RECH.pdf5,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.