Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scheffer, Nilce Fátima-
dc.contributor.referee1Corá, Elsio José-
dc.contributor.referee2Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorSilva, Clarice de Fátima da-
dc.date2020-12-11-
dc.date.accessioned2021-02-08T19:56:04Z-
dc.date.available2021-01-26-
dc.date.available2021-02-08T19:56:04Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3900-
dc.description.abstractThe present study has the goal of meta-evaluating the self-evaluation process of South American Frontier Universities. Therefore, the following problematic is considered: how does the meta-evaluation allow for improvement in the institutional self-evaluation process of South American Frontier Universities? The timeframe selected for data collection regards the final report of self-evaluation base-year 2018 from a sample of two South American Frontier Universities. For data collection, primary and secondary sources were utilized, as well as the legislation of politics for institutional evaluation. This is, therefore, a qualitative and documental research. For data collection, organization and analysis, there were content analysis based on Bardin (2011), Saldaña (2013), and other authors such as: Gil (2010), Marconi and Lakatos (2017). For the application of International Evaluation Quality Standards, the JCSEE (Joint Committee on Standards for Educational Evaluation) was considered. The software ATLAS.ti, version 8.4.24, was used to complete the analysis. The educational policy considered in this research was made by the National Higher Education Assessment System (SINAES) of Brazil for analysis of the IES reports. The results of this research point to significative change on higher education that substantiate, justify and orientate the educational politics in the institutional evaluation of the involved universities. The data and results signal that one of the institutions met mainly the criteria in the preparation and promotion steps, with its most vulnerable point in the execution step, while in the other IES, the results of the preparation, execution and promotion steps of the institutional self-evaluation process indicate that it met the quality standards of JCSEE. At last, the application of meta-evaluation in the IES allowed for indication of aspects in the improvement of the institutional self-evaluation of these South American Frontier Universities.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo meta-avaliar o processo de autoavaliação de Universidades de Fronteira na América do Sul. Considera-se, portanto, a seguinte problemática: Como a meta-avaliação possibilita melhorias no processo de autoavaliação institucional de Universidades de Fronteira na América do Sul? Destaca-se como recorte temporal para coleta de dados o relatório final de autoavaliação ano-base 2018 de uma amostra de duas Universidades de Fronteira na América do Sul. Para a coleta de dados foram utilizadas fontes primárias e secundárias, assim como a legislação sobre as políticas de avaliação institucional. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e documental. Para a organização e análise de dados, considerou-se a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011), Saldaña (2013) e demais autores como: Gil (2010), Marconi e Lakatos (2017). Para a aplicação dos Padrões de Qualidade Internacionais de Avaliação foi considerado o JCSEE (Joint Committee On Standards For Educational Evaluation). O software ATLAS.ti, versão 8.4.24, foi utilizado para complementar a análise. A política educacional considerada na pesquisa foi a do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Brasil para análise dos relatórios das IES. Os resultados desta pesquisa apontam para mudanças significativas na educação superior que embasam, justificam e se norteiam nas políticas educacionais de avaliação institucional das universidades envolvidas. Os dados e resultados sinalizam que uma das instituições atendeu parcialmente os critérios nas etapas de preparação e divulgação, sendo que o ponto de maior fragilidade está na etapa de execução, enquanto, na outra IES, os resultados das etapas de preparação, execução e divulgação do processo de autoavaliação institucional apontam que atendeu aos critérios de qualidade do JCSSE. Por fim, a aplicação da meta-avaliação nas IES possibilitou indicar aspectos de melhoria no processo de autoavaliação institucional dessas Universidades de Fronteira na América do Sulpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-01-26T18:35:12Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 4318223 bytes, checksum: 1fae3d63f8c229dbf6052ec61ff063df (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-02-08T19:56:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 4318223 bytes, checksum: 1fae3d63f8c229dbf6052ec61ff063df (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-08T19:56:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 4318223 bytes, checksum: 1fae3d63f8c229dbf6052ec61ff063df (MD5) Previous issue date: 2020-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades de Fronteira na América do Sulpt_BR
dc.subjectAvaliação de cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMeta-avaliação: processo de autoavaliação institucional de Universidades de Fronteira na América do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.