Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3909
Tipo: Dissertação
Título: As desigualdades de gênero na dança clássica da escola de artes de Chapecó: um espetáculo para não se dançar só
Autor(es): Signore, Tammy Scarlet Gehlen
Primeiro Orientador: Moura, Neide Cardoso de
Primeiro membro da banca: Loro, Alexandre Paulo
Segundo membro da banca: Slongo, Ione Inês Pinsson
Terceiro membro da banca: Silva, Ivone Maria Mendes
Resumo: A presente pesquisa teve como foco investigar como as possíveis desigualdades de gênero foram concebidas, construídas, mantidas e naturalizadas pelos discentes ingressos e egressos do Curso de Ballet Clássico da Escola de Artes de Chapecó, entre os anos de 2008 e 2018. Tendo em vista o senso comum que, por meio da cultura da masculinidade hegemônica, compreende a dança como uma atividade com características vinculadas ao feminino e, principalmente, a escassez de pesquisas sobre os temas “dança, gênero e educação”, procuramos conhecer e compreender esse tema de importância educacional e social na atualidade. Nesse sentido, buscou-se, por meio da revisão de literatura em banco de dados, assim como de uma pesquisa em documentos e arquivos da referida instituição, conhecer como historicamente o gênero masculino se tornou presente/ausente na participação da prática de dança clássica na Escola de Artes de Chapecó. A pesquisa embasouse nas teorias de gênero, na perspectiva sócio-histórica de Scott (1995), e de masculinidades, de acordo com Connell (1995) e Kimmel (1998). A metodologia adotada foi a da Hermenêutica de Profundidade (HP), na perspectiva teórica de Thompson (2011), aliada à do Grupo Focal (GF), conforme os ensinamentos de Gatti (2001), para a coleta de dados que ocorreu por meio da aplicação de entrevistas e, também, para a análise dos dados, a da Análise de Discurso (AD), segundo Orlandi (1999). Ao longo das análises, identificamos que há, tanto na instituição, quanto nos discursos dos/as participantes entrevistados/as, concepções sobre a reprodução de uma estrutura rígida a respeito da presença masculina no ballet clássico, assim como em uma esfera social mais ampla. Apreendemos que nos discursos de nossos/as alunos/as entrevistados/as, ao trazerem para a cena as suas experiências, evidenciou-se o preconceito sobre a participação masculina na prática da dança clássica, em específico, neste estudo, no Curso de Ballet Clássico da Escola de Artes de Chapecó, assim como a naturalização desse preconceito, reflexo de uma forte presença social sobre a concepção da masculinidade hegemônica, presente nesse contexto educacional.
Abstract/Resumen: The present research focused on investigating how the possible gender inequalities were conceived, built, maintained and naturalized by students entering and graduating from the Classical Ballet Course at the Chapecó School of Arts, between the years 2008 and 2018. In view of the common sense that, through the culture of hegemonic masculinity, understands dance as an activity with characteristics linked to the feminine and, mainly, the scarcity of research on the themes “dance, gender and education”, we seek to know and understand this topic of importance educational and social today. In this sense, it was sought, through the literature review in the database, as well as a search in documents and files of the referred institution, to know how historically the male gender has become present / absent in the participation of classical dance practice in Chapecó School of Arts. The research was based on theories of gender, in the socio-historical perspective of Scott (1995), and of masculinities, according to Connell (1995) and Kimmel (1998). The methodology adopted was that of Depth Hermeneutics (HP), in the theoretical perspective of Thompson (2011), allied to that of the Focus Group (FG), according to the teachings of Gatti (2001), for the data collection that occurred through the application of interviews and, also, for data analysis, Discourse Analysis (AD), according to Orlandi (1999). Throughout the analyzes, we identified that there are, both in the institution and in the speeches of the interviewed participants, conceptions about the reproduction of a rigid structure regarding the male presence in classical ballet, as well as in a broader social sphere. We apprehend that in the speeches of our interviewed students, when bringing their experiences to the scene, the prejudice about male participation in the practice of classical dance became evident, specifically, in this study, in the Classical Ballet Course from the Chapecó School of Arts, as well as the naturalization of this prejudice, reflecting a strong social presence on the conception of hegemonic masculinity, present in this educational context.
Palavras-chave: Escola
Dança clássica
Balé clássico
Escola de Artes de Chapecó
Gênero de dança
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3909
Data do documento: 26-Nov-2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIGNORE.pdf5,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.