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Tipo: Dissertação
Título: Envelhecer com cidadania: os impactos socioculturais da dança como ação pública na cidade de Erechim (RS)
Autor(es): Cavanhi, Allana Carla
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Silva, Luis Fernando Santos Corrêa da
Segundo membro da banca: Loro, Alexandre Paulo
Terceiro membro da banca: Cavalli, Adriana Schüler
Quarto membro da banca: Valério, Mairon Escorsi
Resumo: O aumento da expectativa de vida é uma das preocupações das entidades públicas, devido ao crescimento da população idosa. Fenômeno que nos provoca, quanto ações públicas desenvolvidas para a qualidade de vida desse grupo. Legalmente esses aspectos são garantidos pela Política Nacional do Idoso e pelo Estatuto do Idoso, os quais determinam a efetivação de políticas sociais para um envelhecimento com dignidade. Neste sentindo, é que esta pesquisa procura compreender como ações públicas podem colaborar no desenvolvimento de (re)significados socioculturais, na vida das pessoas em maturação. Análise, do impacto dessas ações, foi feita a partir de um estudo de campo de uma Oficina de Dança, enquanto prática formativa que oferece oportunidades de (re)construção da cidadania para idosos. As discussões desta pesquisa têm por objetivo identificar, analisar e descrever o perfil, os apontamentos e as reflexões, dos idosos participantes da Oficina de Dança, relacionados aos impactos socioculturais dessa atividade, para o exercício da cidadania e inclusão desses sujeitos na cidade de Erechim/RS. Para isso, foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa, dentre os quais, optamos pelo uso de questionário e entrevista, aplicados mediante a assinatura doTermode Consentimento Livre e Esclarecido. Para fins de análise e discussão dos dados, usamos estatística básica e o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. A partir disso, identificamos que o perfil dos idosos participantes é caracterizado por: pessoas com 60 anos ou mais; maior público feminino; de cor de pele branca; casado(a) ou viúvo(a); de baixa escolaridade e renda; com dificuldades de intepretação e compreensão de questões cotidianas. Além disso, a postura interdisciplinar dessa pesquisa nos ofereceu condições para construir as seguintes categorias de análise: 1) Percepções, experiências e vivências; 2) Redes e transformações; 3) Contextos esentimentos; 4) Aprendizados, inserção sociocultural, diálogos e vivências; 5) Cidadania – (in)compreensões e oportunidades. Com isso, podemos considerar que a Oficina de Dança, como uma ação pública, tem um significativo potencial de promoção de cidadania para pessoas idosas, pois oferece possibilidades de inclusão, inserção social, cultura e lazer a sujeitos esquecidos e oprimidos pela sociedade. Além disso, esse espaço de convivência permite que os corpos se tornem sujeitos conscientes de si e do mundo, exercendo o direito de dizer a sua palavra, vivendo, sentindo e compartilhando experiências para um envelhecimento ativo e independente.
Abstract/Resumen: The increase in life expectancy is one of the concerns of public entities, due to the growth of the senior population. This phenomenon provokes us how much public actions are developed for the quality of life of this group. Legally these aspects are guaranteed by the National Policy for the Senior and the Statute of the Senior, which determine the effectiveness of social policies for an aging withdignity.In this sense, this research seeks to understandhowpublic actions can collaborate in the development of socio-cultural (re)meanings, in the life of people in maturation. Analysis, of the impact of these actions, was made from a field study of a Dance Workshop, as a formative practice that offers opportunities for the (re)construction of citizenship for the seniors. The discussions of this research aim toidentify,analyze and describe the profile, the notes and the reflections, of the senior participants of the Dance Workshop, related to the socio-cultural impacts of thisactivity,for the exercise of citizenship and inclusion of these subjects in the city of Erechim/RS. For this, quantitative and qualitative methods of research were used, among which, we opted for the use of questionnaire and interview, applied through the signature of theTermof Free Informed Consent (TCLE). For data analysis and discussion purposes, we used basic statistics and Laurence Bardin's content analysis method. From this, we identified that the profile of the seniors participants is characterized by: people with 60 years old or more; larger female audience; white skin color; married or widowed; with low schooling and income; with difficulties in understanding and understanding daily issues. In addition, the interdisciplinary posture of this research offered us conditions to build the following categories of analysis: 1) Perceptions, experiences and experiences; 2) Networks and transformations; 3) Contexts and feelings; 4) Learning, socio- cultural insertion, dialogues and experiences; 5) Citizenship - (in)understandings and opportunities.Withthis, we can consider that the Dance Workshop, as a public action, has a significant potential to promote citizenship for the senior citizens, because it offers possibilities of inclusion, social insertion, culture and leisure to subjects forgotten and oppressed bysociety.Moreover, this space of coexistence allows the bodies to become conscious subjects of themselves and the world, exercising the right to say their word, living, feeling and sharing experiences for an active and independentaging.
Palavras-chave: Educação
Cidadania
Idosos
Oficina de dança
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3935
Data do documento: 2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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