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Tipo: Dissertação
Título: A pedagogia da alternância na perspectiva do Movimento Sem Terra: correlação entre o processo formativo e o processo produtivo do Instituto Educar
Autor(es): Miszewski, Cristine
Primeiro Orientador: Ody, Leandro Carlos
Primeiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Segundo membro da banca: Andreolli, Antônio Inácio
Resumo: A Pedagogia da Alternância traduz-se em uma metodologia pedagógica amplamente difundida no âmbito da Educação do Campo, que se estruturou diante das dificuldades apresentadas por pequenos agricultores que encontravam limitações no processo formativo dos filhos, buscando garantir a formação integral e contextualizada dos sujeitos, sem desvinculá-los das vivências do campo. Deste modo a metodologia alternante auxilia no processo de formação dos sujeitos do campo, considerando suas especificidades e características ao mesmo tempo que, contribui para o desenvolvimento das áreas rurais. Considerando estudos sobre a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância, com o objetivo de Compreender como o processo produtivo é gerido de modo participativo e transformado pedagógica, política e socialmente contextualizado ao processo formativo do Curso de Agronomia do Instituto Educar. Afim de atingir o objetivo Geral, buscamos contextualizar historicamente as especificidades organizativas do Movimento Sem Terra e da Pedagogia da Alternância, investigando os processos de gestão participativa e a lógica organizativa contextualizada no Educar. Além disto apresentamos os processos formativos e os processos produtivos, apontando as potencialidades e os limites da organização metodológica alternante. Visando responder as interrogações a pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, sendo que demandou a utilização de dois procedimentos de investigação, a análise documental e as entrevistas com roteiros pré estruturados. Tais delineamentos foram amparados em bases teórico-conceituais sobre a cultura do Trabalho e da aprendizagem buscando um aproximação entre Marx e Engels, Pistrak, Makarenco, e a obra de Jean-Claude Gimonet, PRATICAR E COMPREENDER A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DOS CEFFAs. Assim a análise dos dados permitiram uma estruturação das dimensões formativas divididas em: Dimensão política da formação; Dimensão alternante da formação; Dimensão cooperativa da formação e Dimensão Autônoma da formação. Tais abordagens evidenciaram uma estrutura organizacional alternante mobilizadora e autônoma, que caracteriza uma formação contextualizada e centralizada nas especificidades dos educandos, permitindo avanços conscientes acerca da participação política e coletiva dos sujeitos do campo em espaços formativos que traduzem-se em processos produtivos socialmente responsáveis e potencializadores.
Abstract/Resumen: Pedagogy of Alternation translates into a pedagogical methodology widely disseminated in the field of Rural Education, which was structured in the face of the difficulties presented by small farmers who encountered limitations in their children's training process, seeking to guarantee the integral and contextualized training of the subjects, without disconnect them from the countryside experiences. In this way, the alternating methodology assists in the process of training the subjects of the field, considering their specificities and characteristics while contributing to the development of rural areas. Considering studies on Countryside Education and Pedagogy of Alternation, order to understand how the production process is managed in a participatory way and transformed into didactic sequences combined with the process training in the Agronomy Course at Instituto Educar. In order to achieve the General objective, we seek to contextualize historically the organizational specificities of the Landless Movement and Pedagogy of Alternation, investigating the processes of participatory management and the organizational logic contextualized in Educar. In addition, we present the training and production processes, pointing out the potential and limits of the alternating methodological organization. In order to answer the questions, the research was characterized as a case study, and it required the use of two investigation procedures, document analysis and interviews with pre-structured scripts. Such designs were supported on theoretical and conceptual bases on the culture of Work and learning, seeking an approximation between Marx and Engels, Pistrak, Makarenco, and the work of Jean-Claude Gimonet, PRACTICE AND UNDERSTAND THE PEDAGOGY OF ALTERNANCE OF CEFFAs. Thus, the analysis of the data allowed a structuring of the formative dimensions divided into: Political dimension of training; Alternating dimension of training; Cooperative dimension of training and Autonomous dimension of training. Such approaches have evidenced an alternating organizational structure that is mobilizing and autonomous, which characterizes a contextualized formation and centered on the specificities of the students, allowing conscious advances about the political and collective participation of the subjects in the field in formative spaces that translate into productive socially responsible and empowering processes.
Palavras-chave: Pedagogia da alternância
Educação do campo
Processo formativo
Movimentos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3950
Data do documento: 2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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