Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/397
Tipo: Monografia
Título: Educação inclusiva e as estratégias de ensino e de avaliação
Autor(es): Peixoto, Carine Correa
Primeiro Orientador: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Primeiro membro da banca: Uhmann, Silvana Matos
Segundo membro da banca: Gullich, Roque Ismael da Costa
Resumo: A presente pesquisa está configurada como trabalho de conclusão de curso vinculado ao curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),Campus Cerro Largo, RS. A intenção foi conhecer e verificar as práticas de ensino e de avaliação no âmbito da educação inclusiva, bem como os recursos didáticos e pedagógicos utilizados em duas escolas. Professores que nelas trabalham junto aos alunos com deficiência na rede regular e na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na cidade de Cerro Largo, os quais responderam a um questionário e entrevista. Enfim, refletir sobre a tarefa educativa é entender o constante processo da ação consciente na docência. O que requer entender os limites, um é a falta de formação continuada adequada para trabalhar com alunos com deficiência, evidenciando o processo de aprender e avaliar de forma inclusiva, no entendimento da necessidade de fazer uso de diferentes estratégias de ensino utilizadas no processo de ensino na educação inclusiva.
Abstract/Resumen: The present research is set to final project linked to the Biological Sciences degree from the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul. The intention was to know and verify the teaching and assessment practices in the context of inclusive education, as well as didactic and pedagogical resources used in two schools. Teachers who work in them with students with disabilities in regular network and Specialized Educational Care room (ESA) in the town of Cerro Largo, which responded to a questionnaire and interview. Finally, reflect on the educational task is to understand the constant process of conscious action in teaching.What requires understanding the limitations, a lack of continuing training is suitable for working with students with disabilities, highlighting the process of learning and assess inclusive, in the understanding of the need to make use of different teaching strategies used in the process of teaching in inclusive education.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação especializada
Educação especial
Estratégias de ensino
Didática
Docência
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/397
Data do documento: 13-Dez-2016
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEIXOTO.pdf322,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.