Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hermel, Erica do Espírito Santo-
dc.contributor.referee1Bervian, Paula VanessA-
dc.contributor.referee2Uhmann, Rosangela Inês Matos-
dc.creatorRudek, Karine-
dc.date2016-11-29-
dc.date.accessioned2017-06-19T14:09:08Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2017-06-19T14:09:08Z-
dc.date.issued2016-11-29-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/398-
dc.description.resumoNas últimas décadas são perceptíveis as mudanças do estilo de vida e hábitos alimentares da população, desencadeado por um maior consumo de alimentos ricos em açúcares, carboidratos entre outros. Nesse trabalho buscamos analisar como os filmes comerciais: “Preciosa: Uma história de esperança” (2009) e “Maus Hábitos” (2007) apresentam os temas obesidade e anorexia. O encaminhamento metodológico ocorreu a partir da identificação do tema do filme, seguido de um resumo da história e a decomposição da película levando em consideração o que ela diz a respeito do assunto. Por meio da análise de conteúdo identificamos que os transtornos alimentares: obesidade e anorexia estão relacionadas aos maus hábitos alimentares, sedentarismo, as brincadeiras (bullying) associadas ao peso, às questões de aceitação social e os efeitos devastadores na autoestima de jovens e adultos com determinados transtornos. Concluímos que os filmes no Ensino de Ciências são ferramentas didáticas com grande potencial para promover discussões e reflexões sobre a obesidade e anorexia, bem como, diversas outras temáticas contemporâneas no espaço escolar. Sendo primordial trabalhar com esses assuntos em sala de aula para que ocorram mudanças nos comportamentos alimentares tanto das crianças e adolescentes como da comunidade familiar que a constitui.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-14T19:40:50Z No. of bitstreams: 1 RUDEK.pdf: 676143 bytes, checksum: e8e382f91e1f00b127e62f4aa3a411a4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-19T14:09:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RUDEK.pdf: 676143 bytes, checksum: e8e382f91e1f00b127e62f4aa3a411a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-19T14:09:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RUDEK.pdf: 676143 bytes, checksum: e8e382f91e1f00b127e62f4aa3a411a4 (MD5) Previous issue date: 2016-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectFilmes comerciaispt_BR
dc.subjectAnálise cinematográficapt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectAnorexiapt_BR
dc.subjectTranstornos alimentarespt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.titleA utilização de produções cinematográficas no ensino de ciências: uma análise sobre os transtornos alimentarespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUDEK.pdf660,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.