Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/398
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Hermel, Erica do Espírito Santo | - |
dc.contributor.referee1 | Bervian, Paula VanessA | - |
dc.contributor.referee2 | Uhmann, Rosangela Inês Matos | - |
dc.creator | Rudek, Karine | - |
dc.date | 2016-11-29 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-19T14:09:08Z | - |
dc.date.available | 2017-06-14 | - |
dc.date.available | 2017-06-19T14:09:08Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-29 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/398 | - |
dc.description.resumo | Nas últimas décadas são perceptíveis as mudanças do estilo de vida e hábitos alimentares da população, desencadeado por um maior consumo de alimentos ricos em açúcares, carboidratos entre outros. Nesse trabalho buscamos analisar como os filmes comerciais: “Preciosa: Uma história de esperança” (2009) e “Maus Hábitos” (2007) apresentam os temas obesidade e anorexia. O encaminhamento metodológico ocorreu a partir da identificação do tema do filme, seguido de um resumo da história e a decomposição da película levando em consideração o que ela diz a respeito do assunto. Por meio da análise de conteúdo identificamos que os transtornos alimentares: obesidade e anorexia estão relacionadas aos maus hábitos alimentares, sedentarismo, as brincadeiras (bullying) associadas ao peso, às questões de aceitação social e os efeitos devastadores na autoestima de jovens e adultos com determinados transtornos. Concluímos que os filmes no Ensino de Ciências são ferramentas didáticas com grande potencial para promover discussões e reflexões sobre a obesidade e anorexia, bem como, diversas outras temáticas contemporâneas no espaço escolar. Sendo primordial trabalhar com esses assuntos em sala de aula para que ocorram mudanças nos comportamentos alimentares tanto das crianças e adolescentes como da comunidade familiar que a constitui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-14T19:40:50Z No. of bitstreams: 1 RUDEK.pdf: 676143 bytes, checksum: e8e382f91e1f00b127e62f4aa3a411a4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-19T14:09:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RUDEK.pdf: 676143 bytes, checksum: e8e382f91e1f00b127e62f4aa3a411a4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-19T14:09:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RUDEK.pdf: 676143 bytes, checksum: e8e382f91e1f00b127e62f4aa3a411a4 (MD5) Previous issue date: 2016-11-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hábitos alimentares | pt_BR |
dc.subject | Filmes comerciais | pt_BR |
dc.subject | Análise cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Obesidade | pt_BR |
dc.subject | Anorexia | pt_BR |
dc.subject | Transtornos alimentares | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.title | A utilização de produções cinematográficas no ensino de ciências: uma análise sobre os transtornos alimentares | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RUDEK.pdf | 660,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.