Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3993
Type: Dissertação
Title: Avaliação na educação infantil: estudo de caso em escolas públicas erechinenses
Author: Dal Bosco, Vânia Oliveira
First advisor: Silva, Ivone Maria Mendes
metadata.dc.contributor.referee1: Martins Filho, Altino José
metadata.dc.contributor.referee2: Cristofoli , Maria Silva
Resume: Nesta dissertação intitulada Avaliação na Educação Infantil: estudo de caso em escolas públicas erechinenses analiso os instrumentos avaliativos atualmente utilizados nas escolas públicas de Educação Infantil do município de Erechim/RS e as possibilidades e limites que eles oferecem na perspectiva de professores e gestores. Para fundamentar este trabalho buscaram-se autores com sólidos estudos na área da avaliação, tais como, Guimarães e Oliveira, Hoffmann e Luckesi. Essa dissertação teve uma abordagem qualitativa, onde foi feito um estudo de caso com base na pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário com as professoras e gestoras das escolas de Educação Infantil do município de Erechim RS. Os resultados indicaram que, no momento, os pareceres descritivos são o instrumento mais relevante entre as escolas e possui uma ótima aceitação entre as professoras para descrever o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Observou-se, também, que a concepção de avaliação que tem permeado na maioria das instituições e fundamenta a escrita do documento é a formativa, que tem base no processo de aprendizagem e não apenas na busca de resultados. Sendo assim, foi possível concluir que as escolas erechinenses estão gradativamente evoluindo na busca da produção de avaliações mais significativas e singulares, que respeitem a individualidade da criança e que descreve cada vez mais suas experiências escolares.
Abstract: In this dissertation entitled Evaluation in Early Childhood Education: a case study in Erechim public schools analyze the evaluation instruments currently used in the public schools of Early Childhood Education in the municipality of Erechim / RS and the possibilities and limits they offer from the perspective of teachers and managers. In order to base this work, we sought authors with solid studies in the area of evaluation, such as Guimarães and Oliveira, Hoffmann and Luckesi. This dissertation has a qualitative approach, where a case study was made based on the bibliographical research, documentary analysis and questionnaire application with the teachers and managers of the schools of Early Childhood Education in the municipality of Erechim RS. The results indicated that, at the moment, descriptive evaluations are the most relevant instrument among schools and have a great acceptance among teachers to describe the development of children's learning. It was also observed that the conception of evaluation that has permeated in most institutions and bases the writing of the document is formative, which is based on the learning process and not only on the search for results. Therefore, it was possible to conclude that the erechinenses schools are gradually evolving in the quest for the production of more meaningful and singular evaluations that respect the child individuality and which increasingly describes their school experiences.
Keywords: Educação infantil
Escola pública
Instrumentos avaliativos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3993
Issue Date: 2018
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DALL BOSCO.pdf3.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.