Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3994
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do uso das TIC's e de materiais manipulativos na superação do erro no estudo de frações
Autor(es): Simoni, Tatiéle Carla Costella
Primeiro Orientador: Scheffer, Nilce Fátima
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Pereira, Luiz Henrique Ferraz
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo realizado no curso de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Erechim, considerando a temática “Erros no estudo de frações: contribuições do uso das TICs e de materiais manipulativos”. A investigação foi realizada em uma escola pública municipal, localizada no município de Erechim-RS, e dedica-se a analisar o que os erros dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental podem revelar quanto ao estudo de frações, quais as contribuições das TICs e materiais manipulativos na superação desses erros. O aporte teórico que fundamenta o estudo permite uma reflexão acerca do fenômeno a ser investigado: o estudo de frações com materiais manipulativos e TICs na superação de erros, provenientes de quatro frentes: os erros presentes na Matemática; o ensino de frações; as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática e os materiais manipulativos. A pesquisa é desenvolvida em duas etapas. A primeira etapa consiste na aplicação de atividades diagnósticas aos estudantes, envolvendo o conteúdo frações e, posterior a essas atividades, é realizada uma entrevista com cada estudante, tendo em vista as questões erradas, para que cada um comente o processo de resolução utilizado, permitindo, assim, a identificação dos erros cometidos pelos estudantes. A segunda etapa contempla atividades com TICs e materiais manipulativos, elaboradas a partir dos erros identificados nas atividades diagnósticas, as quais são organizadas em cinco oficinas, com o objetivo de fornecer dados quanto às possíveis contribuições das TICs e dos materiais manipulativos na superação de erros em frações. Nessa etapa, os dados são coletados por meio de entrevistas realizadas com os estudantes após a participação dos mesmos em cada oficina, da resolução de uma questão matemática, envolvendo o conteúdo explorado no decorrer de cada encontro e da filmagem das oficinas. A partir das características deste estudo, a investigação tem como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa, numa abordagem fenomenológica. Este estudo mostra que o ensino de frações, quando explorado a partir dos erros cometidos pelos estudantes e com a utilização dos materiais manipulativos e tecnologias informáticas, contribui para superação de erros em frações através de aspectos positivos como o pensar, a aprendizagem na prática, a aprendizagem com softwares e a compreensão das relações matemáticas estudadas. Além disso, pela existência de elementos favoráveis à aprendizagem, tais como: participação, manipulação, descoberta, possibilidades diferentes de estudar, visualização e trabalho em grupo. A partir das contribuições evidenciadas pelos estudantes, espera-se que atividades com materiais manipulativos e TICs possam ser planejadas pelos professores e exploradas pelos estudantes no intuito de favorecer a aprendizagem do conceito matemático frações em sua integralidade.
Abstract/Resumen: This work presents a study realized in the Professional Master’s Degree in Education by the Universidade Federal da Fronteira Sul – Erechim Campus, considering the thematic “Errors in the study of fractions: contributions of the usage of ICTs and manipulative materials”. The investigation was realized in a municipal public school, located in the municipality of Erechim-RS, and dedicates to analyze what could the 6th year of Elementary School student’s errors reveal about the study of fractions, which are the contributions of the ICTs and manipulative materials in overcoming this mistakes. The theoretical contribution that underlies the study allows a reflection about the phenomenon to be investigated: the study of fractions with manipulative materials and ICTs in the overcoming of mistakes, coming from four fronts: the mistakes present on Mathematics, the teaching of fractions, the Information and Communication Technologies in Mathematics Education and the manipulative materials. The research is developed in two stages. The first stage consists in the application of diagnostic activities to the students, involving fractions and, subsequent to these activities, an interview is held with each student, taking into account the wrong questions, so that each one comments on the resolution process used, allowing the identification of the mistakes made by the students. The second stage contemplates activities with ICTs and manipulative materials, elaborated from the errors identified on the diagnostic activities, which are organized in five workshops, with the objective of providing data on the possible contributions of ICTs and manipulative materials in overcoming errors in fractions. At this stage, the data is collected by interviews realized with the students after their participation in each workshop, of the resolution of a mathematical question, involving the content explored in the course of each meeting and the filming of the workshops. As of the characteristics of this study, the investigation has as methodological perspective the qualitative research, in a phenomenological approach. This study shows that the teaching of fractions, when explored from the mistakes made by the students and with the usage of manipulative materials and computer technologies, contributes to the overcome of errors in fractions through positive aspects such as thinking, practical learning, the learning with softwares and the comprehension of the studied mathematical relations. Beyond that, by the existence of elements favorable to learning, such as: participation, manipulation, discover, different possibilities of studying, visualization and group work. From the contributions evidenced by the students, it is expected that the activities with manipulative materials and ICTs could be planned by the teachers and explored by students in order to favor the learning of the mathematical concept fractions in its integrality
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Ensino de matemática
Fenomenologia
Estudo de frações
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3994
Data do documento: 2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONI.pdf8,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.