Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/402
Tipo: Monografia
Título: Educação inclusiva: (re) pensando a formação de professores
Autor(es): Oliveira, Janaina Brum de
Primeiro Orientador: Ziesmann, Cleusa Inês
Primeiro membro da banca: Bölter, Serli Genz
Segundo membro da banca: Nogueira, Sandra Vidal
Resumo: O objetivo desse estudo foi realizar uma pesquisa que identifique a importância da formação inicial e continuada para os professores de ensino regular, a fim de prepará-los para a realidade de inclusão de portadores de necessidades especiais nas escolas, favorecendo, assim, a valorização do próprio saber e auxiliando para que o processo de ensino e aprendizagem das crianças inclusas no ensino regular seja exitoso. Buscou-se desenvolver práticas pedagógicas para atender alunos com deficiência no ensino regular no município de São Luiz Gonzaga. A pesquisa se insere na modalidade estudo de caso (YIN, 2005), mas inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica com autores que dialogam com a inclusão escolar e a formação docente, fundamentais na análise da realidade observada. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que atuam nas salas da Educação Básica e com especialistas em salas multifuncionais em escola da cidade. Na etapa seguinte, foram realizadas observações que permitiram conhecer as práticas pedagógicas realizadas no atendimento de crianças com deficiências. Os resultados apontam que as escolas ainda não se encontram organizadas efetivamente para assegurar aos alunos o acesso e a permanência no contexto escolar. Para tanto, a pesquisa tem a contribuir para a melhora das práticas pedagógicas e o processo de formação de professores para o atendimento de crianças com deficiências, tanto na educação básica do ensino regular, como no atendimento educacional especializado (AEE),o que ajudará no processo de ensino e aprendizado para ambos os envolvidos.
Abstract/Resumen: The objectiv of this study was to raise research to identify the importance of initial and continuing training for teachers of general education in order to prepare them to be inserted in this reality of inclusion, favoring thus the valuation of own knowledge and assisting for the teaching and learning process of children included in regular education is effective and so similarly , develop their pedagogical practices to serve students with disabilities in regular education in the municipality of São Luiz Gonzaga. The research falls within case study mode (YIN, 2005). Initially conducted a literature search with authors that dialogue with the school inclusion and teacher education, fundamental analysis of the observed reality. Semi-structured interviews were then conducted with teachers who work in basic education and with specialists in multifunctional rooms in the city school. In the following step, observations were made that allowed to meet pedagogical practices performed in the service of children with disabilities. Results indicate that schools are not yet organized effectively to ensure students access and permanence in school context. To this end, the research has to contribute to the improvement of educational practices and the process of teacher training for the care of children with disabilities, both in the regular basic education, as specialized educational care (AEE) that help in the process of teaching and learning for both involved.
Palavras-chave: Formação de professores
Didática
Ensino regular
Práticas pedagógicas
Educação inclusiva
Ensino e aprendizagem
Crianças deficientes
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/402
Data do documento: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf481,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.