Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4029
Tipo: Monografia
Título: Arquivos virtuais do mundanismo e os fragmentos da prática transformista de Aymond
Autor(es): Paz, André Luiz
Primeiro Orientador: Machado, Ricardo
Primeiro membro da banca: Feltrin, Fábio
Segundo membro da banca: Sartori, Carina
Resumo: A presente monografia se divide em duas etapas. A primeira, busca refletir sobre a produção de ciber-infra-estruturas ligadas a área das Humanidades, relacionando o ciberespaço com as especificidades da produção de pesquisa em História, a partir do endereço eletrônico do Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, produzido em 2015, pelo qual são disponibilizados diversos arquivos referentes ao funcionamento da Delegacia de Ordem e Politica Social de Pernambuco (DOPS/PE) em Recife entre 1934 e 1958, que, entre diversos registros constituiu um fichário sobre aqueles sujeitos vistos e ditos como artistas que passam pela cidade, registros estes que levaram a produção do site, possibilitando o acesso a máquinaria discursiva da delegacia bem como fragmentos da vida desses individios. A segunda parte, pretende refletir sobre a construção de uma narrativa sobre o transformista Aymond, um dos artistas fichados pelo orgão de vigilancia de Recife, através de seus registros encontrados no site do Obscuro Fichário, os quais possibilitaram o encontro com outros arquivos virtuais presentes na Biblioteca Nacional Digital, relativos, principalmente, a divulgação de suas apresentações em jornais brasileiros de 1926 até 1961. A partir desses recortes, é possivel, organizar uma cartografia, mesmo que fragmentada, das passagens de um personagem que fazia, sobretudo, uso do corpo como ferramente artistica, atravessado pela ambiguidade, pelo nomadismo e pelas possibilidades de pirataria de sexo/gênero.
Abstract/Resumen: Esta monografía se divide en dos pasos. El primero busca reflexionar sobre la producción de ciberinfraestructuras vinculadas al área de Humanidades, relacionando el ciberespacio con las especificidades de la producción de investigación en Historia, a partir del sitio web del Obscuro Fichário dos artistas Mundanos, elaborado en 2015, por donde se ponen a disposición varios archivos referentes al funcionamiento de la Delegacia de Ordem de Política Social de Pernambuco (DOPS / PE) en Recife entre 1934 y 1958, que, entre varios registros, constituían un fichero sobre aquellos sujetos vistos y dichos como artistas que transitan por la ciudad, registros que dieron lugar a la producción del sitio web, permitiendo el acceso a la maquinaria discursiva de la policía, así como a los registros de estos individuos. La segunda parte, pretende reflexionar sobre la construcción de una narrativa sobre el transformista Aymond, uno de los artistas registrados por la agencia de vigilancia en Recife, a través de sus registros encontrados en el sitio web Obscuro Fichário, lo que permitió reunirse con otros archivos virtuales presentes en la Biblioteca Nacional Digital. principalmente relacionado con la difusión de sus presentaciones en los periódicos brasileños de 1926 a 1961. A partir de estos recortes, es posible organizar una cartografía, aunque fragmentada, de los pasajes de un personaje que, sobre todo, utilizó su cuerpo como herramienta artística, atravesado por la ambigüedad, el nomadismo y las posibilidades de piratería sexual / de género.
Palavras-chave: Arquivos
Mundanismo
História
Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos
Biblioteca Nacional Digital
Arquivos permanentes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4029
Data do documento: 26-Jan-2021
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAZ.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.