Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/403
Tipo: Monografia
Título: Educação inclusiva e práticas pedagógicas: um estudo de caso em espaço escolar
Autor(es): Richter, Camila
Primeiro Orientador: Ziesmann, Cleusa Inês
Primeiro membro da banca: Bolter, Serli Genz
Segundo membro da banca: Wenzel, Judite Scherer
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa queinvestigou sobre a educação inclusiva e o atendimento educacional especializado oferecido a alunos que estão matriculados em escolas do município de Cerro Largo. O objetivo foi de conhecer quais são as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores das escolas de educação especial e de ensino regular para efetivar o processo de ensino e aprendizagem, considerando as diversidades em sala de aula, com vistas à promoção e garantia da inclusão de todos os alunos.A pesquisa se insere na modalidade estudo de caso. A intenção da pesquisa é contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas adotadas nas escolas, priorizando processos de ensino e de aprendizagem de qualidade, especialmente quando se tratar de crianças com deficiência. Ao mesmo tempo, o propósito da pesquisa é contribuir para a formação docente, com o fim de propor uma discussão sobre educação inclusiva de qualidade para todos. Dessa forma, esta pesquisa pretende indicar melhorias nas ações pedagógicas referentes às práticas pedagógicas e ao processo formativo de professores para o atendimento de crianças com deficiência, tanto na educação básica do ensino regular, como nas escolas de educação especial, beneficiando diretamente os sujeitos envolvidos.
Abstract/Resumen: This paper presents the results of a research that investigated on inclusive education and the specialized educational service offered to students who are enrolled in schools in the municipality of Cerro Largo. The objective was to know which are the pedagogical practices used by the teachers of the special education schools and regular education schools to effect the process of teaching and learning, considering the diversities in the classroom, with views to the promotion and guarantee of the inclusion of all students . The research is part of the case study modality. The intention of the research is to contribute to the improvement of pedagogical practices adopted in schools, prioritizing processes of teaching and learning of quality, especially when dealing with children with disabilities. At the same time, the purpose of the research is to contribute to teacher training, in order to propose a discussion on inclusive quality education for all. Thus, this research intends to indicate improvements in the pedagogical actions regarding the pedagogical practices and the formative process of teachers for the care of children with disabilities, both in the basic education of regular education, and in the special education schools, directly benefiting the subjects involved.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação especializada
Práticas pedagógicas
Formação de professores
Ensino regular
Didática
Ensino especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/403
Data do documento: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICHTER.pdf850,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.