Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4034
Type: Monografia
Título : Marketing digital: o impacto das mídias sociais na decisão de compra de clientes no varejo feminino
Author: Bona, Claudia Regina Franceschetto de
First advisor: Cassol, Alessandra
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Fernando
metadata.dc.contributor.referee2: Labes, Emerson
Resume: A inserção da tecnologia e das mídias está impactando as relações de consumo estabelecidas na sociedade, transformando o comportamento do consumidor e desafiando as empresas a monitorarem as redes sociais para se manterem próximas de seus clientes e consumidores. Os consumidores estão mais mobilizados, o que resulta em uma crescente troca de informações entre clientes, de forma espontânea, nas redes sociais. As mídias sociais, redes sociais e as comunidades virtuais possibilitam a expressão individual pela criação de perfis públicos e a interação entre as pessoas, ao aceitar publicações de opiniões, experiências e impressões. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender a influência das mídias sociais, mensurada pela comunicação nas mídias sociais, influência dos digital influencers e o boca a boca eletrônico, na decisão de compra de clientes no varejo feminino. A pesquisa caracterizouse como quantitativa descritiva, por meio do método Survey, com a aplicação de questionários a uma amostra de 376 respondentes. Para a análise dos dados foi utilizado o software Partial Least Squares (PLS), com aplicação das técnicas de análise fatorial e modelagem de equações estruturais. Como principais resultados, observa-se que a comunicação realizada pelas empresas nas mídias sociais e o boca a boca eletrônico influenciam positivamente a decisão de compra do consumidor. No entanto, verificou-se que os digital influencers de moda não possuem influência na decisão de compra de moda varejista feminina. O presente estudo amplia o conhecimento sobre a influência de atributos de compra na tomada de decisão de compra de vestuário feminino, sendo esta sua principal contribuição acadêmica. Do ponto de vista da contribuição gerencial, confirmou-se que a comunicação nas mídias sociais é relevante para as empresas de varejo feminino se manterem próximas de seus clientes e, assim, conquistarem vantagem competitiva. Observou-se a relevância delas estarem presentes na internet e ativas nas redes sociais, interagindo com seus consumidores.
Resumen : The insertion of technology and the media are impacting consumer relations established in society, transforming consumer’s behavior and challenging the companies to monitor social networks in order to remain close to their customers and consumers. Consumers are more mobilized which results in a growing exchange of information among customers, spontaneously, on social networks. Social media, social networks and virtual communities enable individual expression through the creation of public profiles, and the interaction among people, by accepting publications of opinions, experiences and impressions. Therefore, this study aims to understand the influence of social media, measured by communication on social media, the influence of digital influencers and electronic word of mouth marketing, in the purchase decision of female retail customers. The research was characterized as descriptive quantitative, through the Survey method with the application of questionnaires to a sample of 376 respondents. For data analysis, the Partial Least Squares (PLS) software was used with the application of factor analysis techniques and structural equation modeling. As main results, it is observed that the communication made by companies on social media and electronic word of mouth positively influence the consumer's purchase decision. However, it was found that digital fashion influencers have no influence on the decision-making of women's fashion retail. The present study expands the knowledge about the influence of purchasing attributes on the decision-making to purchase women's clothing, this being its main academic contribution. From the point of view of managerial contribution, it was confirmed that communication on social media is relevant for female retail companies to remain close to their customers and thus gain competitive advantage. It has been observed the relevance of them being present on the internet and working on social networks, interacting with their consumers.
Palabras clave : Marketing on-line
Mídias sociais
Consumidor
Varejo
Moda feminina
Digital influencers
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4034
Fecha de publicación : 14-dic-2020
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BONA.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.