Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4052
Tipo: Monografia
Título: KANHGÁG VẼJẼN KI CIÊNCIAS TU KANHRÃN HÃKI KANHGÁG MỸ GE KE Comidas típicas Kaingang e o ensino de ciências na educação indígena
Autor(es): Mute, Kesia Valderes Jacinto
Primeiro Orientador: München, Sinara
Primeiro membro da banca: Coan, Cherlei Marcia
Segundo membro da banca: Santos, Dionei Ruã dos
Resumo: O presente trabalho traz como tema “KANHGÁG VẼJẼN KI CIÊNCIAS TU KANHRÃN HÃKI KANHGÁG MỸ GE KE: COMIDAS TÍPICAS KAINGANG E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INDÍGENA”. O objetivo principal desse trabalho foi aprofundar o estudo das comidas típicas Kaingang partindo dos saberes populares articulandoos aos estudos científicos. A temática do presente trabalho nos faz perceber que a sabedoria que nossos ancestrais transmitiram a sua geração tem ganhado força, onde alguns de seus alimentos resistiram no tempo, enfrentando a civilização. A metodologia usada para o presente trabalho é de natureza qualitativa e exploratória. Devido às restrições impostas pela Pandemia da COVID-19, a metodologia se constituiu em descrever as memórias que tenho da minha avó e de outros que convivi na minha comunidade, nas quais me baseei para produção de uma cartilha que resgata as receitas típicas articulando-as com os conteúdos de Ciências da Natureza. Constatou-se nessa pesquisa que apenas um único elemento utilizado como alimento pode trazer muitas questões e abordagens no ensino de ciências, principalmente em escolas indígenas. Além de ensinar sobre o mesmo na disciplina de Kaingang, pode se ensinar os valores nutricionais, o tempo de coleta, a fase da lua que influencia no seu desenvolvimento, entre tantos outros conteúdos. Considera-se que a escola pode reforçar a cultura indígena valorizando cada planta que serve de alimento para os Kanhgág, pois há uma diversidade de conhecimentos que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar, o que contribui para a socialização de saberes. A produção de materiais pedagógicos próprios baseados na cultura é muito importante para que se tenha uma Educação Indígena diferenciada e um ensino de Ciências contextualizado.
Abstract/Resumen: The present work has as its theme “KANHGÁG VẼJẼN KI SCIENCES TU KANHRÃN HÃKI KANHGÁG MỸ GE KE: TYPICAL FOODS KAINGANG AND THE SCIENCE TEACHING IN INDIGENOUS EDUCATION”. The main objective of this work was to deepen the study of Kaingang typical foods, starting from popular knowledge and articulating them with scientific studies. The theme of this work makes us realize that the wisdom that our ancestors passed on to their generation has gained strength, where some of their food resisted over time, facing civilization. The methodology used for the present work is of a qualitative and exploratory nature. Due to the restrictions imposed by the COVID-19 Pandemic, the methodology consists of describing as memories I have of my grandmother and others who lived in my community, on which I used to produce a booklet that rescues as typical recipes articulating them with the contents of Natural Sciences. It was found in this research that only a single element used as food can bring many questions and approaches in science teaching, mainly in indigenous schools. In addition to using the same in the Kaingang discipline, you can use the nutritional values, the time of collection, the phase of the moon that influences its development, among many other contents. It is considered that the school can reinforce indigenous culture by valuing each plant that serves as food for the Kanhgág, as there is a diversity of knowledge that can be worked in an interdisciplinary way, or that contributes to the socialization of knowledge. The production of basic pedagogical materials based on culture is very important in order to have a differentiated Indigenous Education and contextualized Science teaching.
Palavras-chave: Identidade cultural
Alimentação Kaingang
Ciências da Natureza.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4052
Data do documento: 18-Fev-2021
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc 2021 pronto-merged.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.