Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4083
Type: Monografia
Título : Síndrome nefrótica na criança e no adolescente: análise de perfil e desfechos dos pacientes em um consultório médico especializado
Author: Silva, Lucas Souza da
First advisor: Lara, Darlan Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Lara, Darlan Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Cioccari, Giani
metadata.dc.contributor.referee3: Acrani, Gustavo Olszanski
Resume: Introdução: A Síndrome Nefrótica (SN) compreende um grupo de glomerulopatias, nas quais ocorre a excreção de grande quantidade de proteína através da membrana basal glomerular (MBG). Esta é uma das principais doenças renais na infância, estando associada a aumento na morbimortalidade dos afetados, podendo evoluir para insuficiência renal crônica e necessidade de transplante renal. Objetivo: analisar o perfil de pacientes que receberam o diagnóstico de SN, descrevendo aspectos sociodemográficos, clínicos e laboratoriais dessa condição. População e Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado por intermédio da análise de prontuários de um consultório médico especializado, no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2017, de pacientes pediátricos que receberam o diagnóstico ou que estavam em tratamento por SN. Discussão e Resultados: Amostra com 30 pacientes, a maioria residente no estado do RS, etnicamente classificado como branco (93,3%); pertencente ao sexo feminino (53,3%); Idade média de 7,0 ± 3,5 anos; inicialmente tratados em 100,0% com prednisolona/prednisona; 100% dos pacientes que foram submetidos à biópsia renal (11) foram classificados histologicamente como LHM. Conclusão: Apenas 6,7% das crianças com síndrome nefrótica responderam à terapia inicial com corticosteroides, mantendo-se em remissão. Cerca de 93,3% necessitou de terapia prolongada de corticosteroides ou utilizou outras classes medicamentosas (53,5%). Nenhum paciente evoluiu para insuficiência renal ou necessitou de terapia renal substitutiva ou transplante.
Palabras clave : Síndrome nefrótica
Idiotipos de imunoglobulinas
Crianças
Adolescentes
Lesão corporal
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Passo Fundo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4083
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Medicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LUCAS SOUZA DA SILVA.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.