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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada e ensino de ciências naturais: um olhar sobre a educação do campo no município de Getúlio Vargas - RS
Autor(es): Soligo, Silas Cleiton
Primeiro Orientador: Ody, Leandro Carlos
Primeiro membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Segundo membro da banca: Sexto, Paloma Alves da Silva
Resumo: A profissionalização docente é uma oportunidade para irmos ao encontro das necessidades educacionais que permeiam os contextos escolares. Atentar-se a este movimento, corrobora com a presença das especificidades presentes nas escolas, principalmente urbanas, como é o caso da Educação do Campo, visto que tais sujeitos compreendem o cotidiano dinamicamente. Nesse princípio, a pesquisa objetivou-se em estruturar uma proposta de educação continuada voltada a área das Ciências Naturais, considerando como eixo principal, a interdisciplinaridade e as concepções desta particularidade. Utilizamos a metodologia de caráter qualitativo, apoiada na pesquisa-ação como método investigativo. Nesta etapa, primeiramente, caracterizamos a unidade de estudo, o município de Getúlio Vargas - RS. Posteriormente, elegemos como sujeitos da pesquisa, 4 professores da área das Ciências Naturais dos anos finais do ensino fundamental desta rede, coletando dados sobre a dinâmica das escolas onde atuam, o seu perfil formativo, as percepções acerca da formação continuada, a relação entre esta área com a Educação do Campo e a interdisciplinaridade. Após, transcrevemos os dados, preservando a identidade dos participantes atribuindo o código P a cada um, realizando a análise através do método de Bardim (2011). A investigação, relevou participantes qualificados, mas compactuantes de uma concepção de formação continuada segmentada, apoiada na maestria do formador. Algo semelhante, ocorre com a visão acerca da Ciência, onde existe a necessidade de resgatar as bases conceituais que a materializam socialmente. De modo relacionado, se inserem as questões campesinas, que devem ser evidenciadas no meio escolar. Nessa razão, os entrevistados anseiam por ampliar seus conhecimentos sobre este movimento, bem como novas estratégias de relacioná-lo interdisciplinarmente à Ciência nas escolas. Isso, levou a estruturarmos nosso produto formativo em 4 ocasiões, baseadas metodologicamente no tema gerador e na abordagem dos momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). A partir disso, a primeira ocasião, situa a Ciência e seus impactos históricos na formação do cidadão. A segunda, corrobora com a construção da visão das Ciências Naturais pelo estudante. A terceira, explora o processo educativo pautado na transição social do viés sustentável. A quarta, destaca a importância das metodologias ativas nesta área e a relação com os contextos de vivência através da horta agroecológica nos espaços escolares. Concluímos, ressaltando pontualidades referidas ao incentivo dos docentes analisarem reflexivamente a sua práxis pedagógica, a valorização e o compromisso da rede em enxergar a diversidade presente na materialização social, cultural e científica da sociedade.
Abstract/Resumen: Teaching professionalization is an opportunity for us to meet the educational needs that permeate school contexts. Paying attention to this movement corroborates the presence of the specificities present in schools, especially urban ones, as is the case of Rural Education, since these subjects dynamically understand everyday life. In this principle, the research aimed to structure a proposal for continuing education focused on the area of Natural Sciences, considering interdisciplinarity and the conceptions of this particularity as the main axis. We use the qualitative methodology, supported by action research as an investigative method. In this stage, first, we characterize the study unit, the municipality of Getúlio Vargas - RS. Subsequently, we elected as subjects of the research, 4 teachers in the field of Natural Sciences from the final years of elementary school in this network, collecting data on the dynamics of the schools where they work, their formative profile, perceptions about continuing education, the relationship between this field with Rural Education and interdisciplinarity. Afterwards, we transcribed the data, preserving the identity of the participants by assigning the P code to each one, performing the analysis using the method of Bardim (2011). The investigation, revealed qualified participants, but, sympathetic to a conception of segmented continuing education, supported by the mastery of the trainer. Something similar occurs with the view about Science, where there is a need to rescue the conceptual bases that materialize it socially. In a related way, peasant questions are inserted, which should be highlighted in the school environment. For this reason, the interviewees are eager to expand their knowledge about this movement, as well as new strategies to relate it interdisciplinarily to Science in schools. This led us to structure our training product on 4 occasions, based methodologically on the generating theme and on the approach of the pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2002). From this, the first occasion, places Science and its historical impacts on the formation of citizens. The second corroborates the construction of the student's view of Natural Sciences. The third explores the educational process based on the social transition of sustainable bias. The fourth, highlights the importance of active methodologies in this area and the relationship with the contexts of living through the agroecological garden in school spaces. We conclude, emphasizing punctualities related to the encouragement of teachers to reflectively analyze their pedagogical praxis, the valuation and the commitment of the network to see the diversity present in the social, cultural and scientific materialization of society.
Palavras-chave: Educação do campo
Formação continuada
Educação popular
Interdisciplinaridade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4111
Data do documento: 2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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