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Type: Dissertação
Title: Formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): percepções e experiências formativas
Author: Presotto, Taíse Morgana
First advisor: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee1: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee2: Zakrzevski, Sônia Beatris Balvedi
metadata.dc.contributor.referee3: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Resume: A dissertação “Formação Continuada do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): percepções e experiências formativas”, enquadra-se no campo da formação de professores e apresenta como temática central o programa do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade certa (PNAIC). O estudo tem como objetivo identificar e compreender as percepções acerca do PNAIC, do coordenador de formação, do formador estadual, dos formadores regionais e locais, envolvidos no programa em 2017 e 2018, Eixo Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de abrangência da 15ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Educação. Dessa forma, a investigação tem origem na problemática: Quais são as percepções acerca do PNAIC, do coordenador de formação, do formador estadual, dos formadores regionais e locais, envolvidos no programa nos anos de 2017 e 2018, Eixo Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de abrangência da 15ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Educação?. A proposta de investigação é de caráter quantitativo e qualitativo, orientou-se pelo enfoque descritivo-interpretativo, mediante pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como universo pesquisado a Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, bem como escolas públicas estaduais e municipais que englobam a 15ª e a 7ª Coordenadorias Regionais de Educação. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa, por meio de entrevista estruturada e questionário anônimo, foi o coordenador de formação, o formador estadual, os formadores regionais e locais, todos que estiveram envolvidos com o programa do PNAIC, nos anos de 2017-2018. Para melhor análise, esta pesquisa busca trazer algumas teorias de base, de acordo com o olhar de teóricos clássicos, tais como Saviani (2009), Freire (2011), Nóvoa (1992), Mortatti (2010), Gatti (2010), Barreto (2011), Libâneo (2012), entre outros. Em relação à formação de professores, evidenciou-se nesta pesquisa, que ela foi sendo amplamente discutida e analisada durante anos no cenário educacional brasileiro, porém verifica-se sua grandiosa fragilidade, tanto quando se fala em formação inicial, quanto em continuada; que a formação dos professores brasileiros não propicia condições necessárias à docência, pois os professores não se sentem preparados para o seu exercício, provocando inseguranças, angústias e medos que originam uma crise geral de identidade profissional docente; que persistem resistências por parte dos professores em realizar o processo de formar-se; que há a necessidade de formação permanente e contínua aos professores, favorecendo espaços aonde as trocas de experiências entre os pares se constitua um espaço de construção de uma nova proposta de escola/educação; que é necessário maior oferta de cursos de formação continuada na área da alfabetização. Em relação ao programa do PNAIC evidenciou-se, por meio desta pesquisa, que ele é considerado um veemente programa de formação de professores; que muitas mudanças nas práticas escolares das escolas tiveram surgimento em decorrência do programa do PNAIC; que auxiliou os professores na percepção de uma nova concepção de aluno; que infelizmente ele teve sua descontinuidade causando muita tristeza à todos que tinham algum envolvimento com o mesmo.
Abstract: The dissertation “Formação Continuada do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): percepções e experiências formativas”, fits into the area of teacher education and demonstrate the program PNAIC “PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade certa” as a central theme. The study focuses to identify and understand the perceptions about PNAIC, from the coordinator of formation, the state trainer, the regional and local trainers, involved in the program in 2017 and 2018, from Initial years of Elementary School, covering the 15th and 7th Regional Education Coordinators. Therefore, the investigation originates from the problem: What are the perceptions about the PNAIC, the coordinator of formation, the state trainer, the regional and local trainers, involved in the program in the years 2017 and 2018, Axis of the Initial Years of Elementary Education, scope of the 15th and 7th Regional Education Coordinators?. The research proposal is quantitative and qualitative, guided by the descriptive-interpretative approach, through bibliographic and field research, having the “Universidade Federal Fronteira Sul, Campus Erechim” as the environment researched including the state and municipal public schools from the 15th and 7th Regional Education Coordinators. The people around this research, through a structured interview and anonymous quiz, were the coordinator of formation, the state trainer, the regional and local trainers were involved with the PNAIC program in the years 2017-2018. For better analysis, this research seeks to bring some basic theories, according to the view of classical theorists, such as Saviani (2009), Freire (2011), Nóvoa (1992), Mortatti (2010), Gatti (2010), Barreto (2011), Libâneo (2012), among others. In relation to teacher skills, it was emphasized in this research, that it has been widely discussed and analyzed for years in the Brazilian educational scenario, unfortunately, we found a big weakness when talking about initial and continuing education; the training of Brazilian teachers does not provide the necessary conditions for teaching, as teachers do not feel prepared for their exercise, causing insecurities and fears that generate a crisis of professional teaching identity; the resistance of teachers to carry out the process of improving skills; there is a need for permanent and continuous training for teachers, favoring spaces where the sharing experiences between peers help to build a new proposal of school / education; that it is necessary to offer more continuing education courses in the literacy area. Regarding the PNAIC program, it was evidenced, through this research, that it is considered a strong teacher training program; that many changes in school practices have arisen as a result of the PNAIC program; that helped teachers in the perception of a new conception of a student; that unfortunately the program was discontinued causing a lot of sadness to everyone who had any involvement with it.
Keywords: Formação continuada
Alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4130
Issue Date: 2020
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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