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Tipo: Dissertação
Título: Espaços pedagógicos: sentidos e significância na educação infantil em tempo integral
Autor(es): Martins, Patrícia Segatti
Primeiro Orientador: Cristofoli, Maria Silvia
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Zanin, Nauíra Zanardo
Resumo: Os Espaços Pedagógicos na Educação Infantil em Tempo Integral é uma temática oriunda dos desassossegos vividos profissionalmente. Mas muito além das inquietações está a proposta de uma política pública governamental de oferta desta modalidade de ensino, em seus aspectos qualitativos, quantitativos, de qualidade, de adequação e contextualização. Por meio da temática dos Espaços Pedagógicos na Educação Infantil em Tempo Integral, a problematização deu-se a partir dos espaços existentes escolas do Sistema Municipal de Educação de Erechim, quais seriam os sentidos e sua significância e se há relação dos mesmos com a qualidade educativa. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar, caracterizar e problematizar como os espaços escolares da Educação Infantil em tempo integral do Sistema Municipal de Ensino de Erechim estão constituídos e como colaboram na qualidade do processo educativo. Para tanto, especificamente, foi necessário: produzir um levantamento detalhado das escolas de Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação, que ofertam matrículas em tempo integral, observando e identificando a importância dos espaços escolares como otimizadores da qualidade do processo educativo; apreciar e referenciar documentos pedagógicos, legais e normativas no que refere-se aos espaços escolares para embasar a análise comparativa; identificar, por meio das experiências cotidianas dos professores da educação infantil, os sentidos e a significância do espaço escolar nas ações pedagógicas na educação em tempo integral; elaborar diagnóstico dos espaços escolares das escolas municipais de Educação Infantil do Município de Erechim que oferecem tempo integral e apresentar à Secretaria Municipal de Educação relatório da situação dos espaços escolares, elaborado a partir do diagnóstico realizado e dos aspectos identificados, apontando eventuais dificuldades e possibilidades de adequações necessárias para o funcionamento adequado da educação infantil em tempo integral. A pesquisa foi de cunho social e qualitativo, sendo descritiva-analítica, utilizou-se como instrumentos visitas às escolas, apreciação e análise documental, registros fotográficos e de áudios com professores da gestão e docentes. As falas dos professores fundamentam a análise. Teóricos como Anísio Teixeira, Lina I. Forneiro, Miguel A. Zabalza, Antonio V. Frago, Agustín Escolano, 11 Maria da Graça S. Horn, Doris K. Kowaltowski, Mayumi Souza Lima, Lella Gandini, leis, resoluções, pareceres, documentos governamentais colaborarão com a análise. O educar e o cuidar, eixos nortadores da educação infantil, serão analisados nos espaços pedagógicos disponíveis. Com a atualidade em tempos de Pandemia, foi necessário identificar as possibilidades e fragilidades dos espaços com o retorno das aulas presenciais. O retorno à Secretaria Municipal de Educação, será realizada através de relatório com as descrições, análises e fundamentação.
Abstract/Resumen: Los espacios pedagógicos en la educación infantil es un tema derivado del malestar vivido profesionalmente. Pero mucho más allá de las preocupaciones está la propuesta de una política pública gubernamental para ofrecer este tipo de enseñanza, en sus aspectos cualitativos, cuantitativos, de calidad, adecuación y contextual. A través de la temática de los Espacios Pedagógicos en la Educación Infantil a Tiempo Completo, se llevó a cabo la problematización desde las escuelas existentes del Sistema Educativo Municipal de Erechim, cuáles serían los significados y su trascendencia y si existe una relación entre ellos y la calidad educativa. El objetivo general de esta investigación fue identificar, caracterizar y problematizar cómo se constituyen los espacios escolares de educación infantil de tiempo completo del Sistema Educativo Municipal de Erechim y cómo colaboran en la calidad del proceso educativo. Para ello, específicamente, fue necesario: Elaborar una encuesta detallada de las escuelas de Educación Infantil del Sistema Educativo Municipal, que ofrecen matrículas de tiempo completo, observando e identificando la importancia de los espacios escolares como optimizadores de la calidad del proceso educativo. ; apreciar y referenciar documentos pedagógicos, legales y normativos en materia de espacios escolares para sustentar el análisis comparativo; identificar, a través de las vivencias cotidianas de los docentes de educación infantil, los significados y trascendencia del espacio escolar en las acciones pedagógicas en la educación a tiempo completo; Elaborar un diagnóstico de los espacios escolares de las escuelas municipales de Educación Infantil en el Municipio de Erechim que ofrecen tiempo completo y presentar a la Secretaría Municipal de Educación un informe sobre la situación de los espacios escolares, elaborado con base en el diagnóstico realizado y la aspectos identificados, señalando eventuales dificultades y posibilidades de adaptaciones necesarias para el buen funcionamiento de la educación infantil a tiempo completo. La investigación fue de carácter social y cualitativo, siendo descriptivo-analítico, se utilizó como instrumentos visitas a escuelas, apreciación y análisis documental, grabaciones fotográficas y de audio con profesores y docentes de gestión. Las declaraciones de los profesores apoyan el análisis. Teóricos como Anísio Teixeira, Lina I. Forneiro, Miguel A. Zabalza, Antonio V. Frago, Agustín Escolano, Maria da Graça S. Horn, Doris K. Kowaltowski, Mayumi 13 Souza Lima, Lella Gandini, leyes, resoluciones, opiniones, gobierno los documentos colaboran con el análisis. Educar y cuidar, principios rectores de la educación infantil, serán analizados en los espacios pedagógicos disponibles. Con la situación actual en tiempos de Pandemia, era necesario identificar las posibilidades y debilidades de los espacios con el regreso del aula. La devolución al Departamento Municipal de Educación se realizará mediante un informe con descripciones, análisis y justificación.
Palavras-chave: Educação infantil
Espaços escolares
Educação integral
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4131
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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