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Tipo: Dissertação
Título: As possibilidades da interdisciplinaridade de ciências e educação física no ensino fundamental
Autor(es): Lemke, Cláudia Elizandra
Primeiro Orientador: Scheid, Neusa Maria John
Primeiro membro da banca: Leite, Fabiane de Andrade
Segundo membro da banca: Duso, Leandro
Resumo: Na perspectiva de romper com a fragmentação dos conhecimentos disciplinarizados, a interdisciplinaridade procura articular os diferentes saberes, contextualizando-os de forma a possibilitar ações, reflexões e ressignificações. A presente dissertação parte da indagação sobre como a interdisciplinaridade entre Ciências e Educação Física pode contribuir com novas práticas curriculares, promovendo situações de aprendizagem relevantes, principalmente na promoção da saúde por meio de um estilo de vida saudável. O objetivo geral foi investigar as potencialidades da interdisciplinaridade nas disciplinas de Ciências e de Educação Física no Ensino Fundamental, especificamente com os conteúdos de aulas de fisiologia humana e de fisiologia do exercício, desenvolvidas em aulas integradas, buscando a significação e articulação dos conhecimentos com situações reais vivenciadas pelos alunos. Como objetivos específicos, destacam-se a realização de uma revisão de literatura sobre a inserção histórica sobre os conteúdos citados nos currículos escolares do Brasil; a elaboração de uma proposta interdisciplinar, envolvendo as disciplinas e conteúdos citados para a promoção da saúde; o desenvolvimento dessa proposta interdisciplinar e as potencialidades oriundas dela para a promoção, articulação e significação dos conhecimentos. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com uma investigação-ação educacional emancipatória. Foram sujeitos de pesquisa, trinta alunos do 8º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do município de Santo Ângelo-RS, duas professoras do quadro docente da escola em que ocorreu a pesquisa, sendo uma delas a investigadora ativa e a outra uma docente convidada. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo dos diários de bordo das professoras e dos diários de aprendizagem dos alunos. Os resultados construídos a partir dos dados que emergiram durante o estudo indicaram que a interdisciplinaridade está presente no ensino escolar de Ciências. No entanto, especificamente, entre Ciências e Educação Física, foram encontradas muito poucas publicações nos resultados de pesquisas publicadas nos últimos dezessete anos. Em relação às aproximações curriculares de Ciências e Educação Física, uma pesquisa documental nas políticas públicas educacionais brasileiras indicou significativas possibilidades de relações interdisciplinares que podem ser desenvolvidas entre essas áreas. Nessa direção, um resgate do percurso histórico da inserção da fisiologia humana e fisiologia do exercício no currículo escolar das disciplinas trouxe importantes apontamentos para a compreensão sobre como se deu a origem desses campos do saber na educação básica. Por outro lado, os resultados obtidos com a implementação da proposta interdisciplinar indicaram que essa integração de saberes entre Ciências e Educação Física foi muito bem acolhida pelos alunos, pelas professoras e pela gestora da escola. Todos esses resultados possibilitaram concluir que há potencialidades para promover, por meio da interdisciplinaridade, a significação e a articulação dos conhecimentos em situações vivenciadas a partir dos conteúdos curriculares da educação básica na promoção da saúde e de um estilo vida saudável. Ciências e Educação Física apresentam muitas possibilidades, pois há afinidades entre as temáticas, uma vez que ambas, em seus currículos, têm, como finalidade, a educação científica para uma vida plena.
Abstract/Resumen: In the perspective of breaking with the fragmentation of disciplined knowledge, interdisciplinarity seeks to articulate the different types of knowledge, contextualizing them in a way that enables actions, reflections and reframing. This dissertation starts from the question about how the interdisciplinarity between Sciences and Physical Education can contribute with new curricular practices, promoting relevant learning situations, mainly in the promotion of health through a healthy lifestyle. The general objective was to investigate the potential of interdisciplinarity in the disciplines of Science and Physical Education in elementary school, specifically with the contents of human physiology and exercise physiology classes, developed in integrated classes, seeking the meaning and articulation of knowledge with situations experiences experienced by students. As specific objectives, we highlight a literature review on the historical insertion on the contents cited in school curricula in Brazil; the elaboration of an interdisciplinary proposal, involving the disciplines and contents cited for health promotion; the development of this interdisciplinary proposal and the potential arising from it for the promotion, articulation and meaning of knowledge. The research had a qualitative approach, with an emancipatory educational action-research. Thirty students from the 8th grade of a Municipal Elementary School in the city of Santo Ângelo-RS, two teachers from the teaching staff of the school where the research took place were research subjects, one of whom was an active researcher and the other a guest teacher. . The data were analyzed through content analysis of the teachers 'logbooks and the students' learning diaries. The results constructed from the data that emerged during the study indicated that interdisciplinarity is present in school science education. However, specifically, among Sciences and Physical Education, very few publications were found in the results of research published in the last seventeen years. Regarding the curricular approaches to Science and Physical Education, a documentary research in Brazilian educational public policies indicated significant possibilities for interdisciplinary relationships that can be developed between these areas. In this direction, a recovery of the historical path of the insertion of human physiology and exercise physiology in the school curriculum of the subjects brought important notes for the understanding of how these fields of knowledge originated in basic education. On the other hand, the results obtained with the implementation of the interdisciplinary proposal indicated that this integration of knowledge between Sciences and Physical Education was very well received by students, teachers and the school manager. All of these results made it possible to conclude that there are potentialities to promote, through interdisciplinarity, the meaning and articulation of knowledge in situations experienced from the curricular content of basic education in promoting health and a healthy lifestyle. Science and Physical Education present many possibilities, as there are affinities between the themes, since both, in their curricula, have as their purpose, scientific education for a full life.
Palavras-chave: Ensino
Ciência
Educação Física
Currículo
Interdisciplinaridade
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4136
Data do documento: 2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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