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Tipo: Dissertação
Título: O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência como política pública de formação docente: o caso do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em São Luiz Gonzaga
Autor(es): Bocacio, Cristiane Barcellos
Primeiro Orientador: Arenhart, Livio Osvaldo
Primeiro membro da banca: Severo, Rita Cristine Basso Soares
Segundo membro da banca: Leite, Fabiane de Andrade
Terceiro membro da banca: Bölter, Serli Genz
Resumo: O debate sobre formação inicial docente, assim como a organização dos espaços e práticas pedagógicas nas instituições de educação são essenciais para assegurar as transformações sociais e promover igualdades. Neste contexto, dentro das políticas públicas educacionais, voltadas à formação de docentes, podemos destacar o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, como um aporte para uma formação diferenciada. Com o intuito de analisar sua contribuição, a pesquisa está elaborada conforme a abordagem qualitativa, tendo como tema “O PIBID como Políticas Públicas de Formação Docente”. Seu objetivo foi analisar o processo de implementação e a realização do PIBID, do Curso de Pedagogia - Unidade São Luiz Gonzaga da UERGS, durante o Subprojeto “Da Discência à Docência: a ‘boniteza’ de ser professor/professora” que teve vigência de agosto/2011 a março/2014, no que diz respeito a suas contribuições, incentivo à formação de professores, e quais os desafios enquanto Política Pública de Formação Docente. De modo específico, procuramos conhecer a proposta do PIBID/PED-UERGS, identificar a visão dos bolsistas egressos do PIBID, as percepções dos Supervisores, apontar as contribuições e desafios do funcionamento do PIBID, e também os efeitos e contribuições do mesmo para a Universidade. Para tanto, foi composto um referencial teórico alicerçado em Tardif (2014), Nóvoa (2003), Borba (2016), Pimenta(2009) e Freire (1996); e relatórios da CAPES e FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, sobre o PIBID. Posteriormente, foi realizada a coleta de dados, com a participação de 10 bolsistas egressos, e 03 supervisoras, utilizando-se entrevista semiestruturadas. Para análise dos dados, empregou-se o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011). Os resultados da pesquisa indicam que o programa tem contribuído para a formação de seus participantes e o fortalecimento das práticas pedagógicas, dos saberes e do desenvolvimento de habilidades, além de incentivar de fato a permanência na docência, e colaborar para integração entre a universidade e as comunidades escolares. Como é natural, encontramos desafios no PIBID, mas sobretudo evidenciamos o interesse coletivo para sua continuidade e a necessidade de mais investimentos e ações que visem ao seu aprimoramento. Por fim, considerou se a relevância deste estudo na constatação do PIBID, como um dos principais programas de formação inicial e também de formação continuada, sendo perceptível que a valorização desta política é primordial.
Abstract/Resumen: The debate on initial teacher training, as well as the organization of educational spaces and practices in educational institutions are essential to ensure social changes and promote equality. In this context, within the public educational policies, geared towards teacher training, we can highlight the Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID, as a contribution to differentiated training. In order to analyze its contribution, the research is designed according to the qualitative approach, with the theme “PIBID as Public Policies for Teacher Education”. Its objective was to analyze the implementation process and the realization of PIBID, of the Pedagogy Course - São Luiz Gonzaga Unit at UERGS, during the Subproject “From Discourse to Teaching: the 'beauty' of being a teacher” that was valid in August / 2011 to March / 2014, with regard to their contributions, encouraging teacher training, and what are the challenges as a Public Policy for Teacher Training. In a specific way, we seek to know the PIBID / PED UERGS proposal, identify the vision of the PIBID alumni, the Supervisors' perceptions, point out the contributions and challenges of the functioning of the PIBID, and also the effects and contributions of it to the University. To this end, a theoretical framework based on Tardif (2014), Nóvoa (2003), Borba (2016), Pimenta (2009) and Freire (1996) was composed; and CAPES and FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS reports on PIBID. Subsequently, data collection was carried out, with the participation of 10 alumni, and 03 supervisors, using semi-structured interviews. For data analysis, the Content Analysis method, proposed by Bardin (2011), was used. The results of the research indicate that the program has contributed to the training of its participants and the strengthening of pedagogical practices, knowledge and skills development, in addition to actually encouraging the permanence in teaching, and collaborating for integration between the university and the school communities. As is natural, we encounter challenges at PIBID, but above all we highlight the collective interest for its continuity and the need for more investments and actions aimed at its improvement. Finally, it was considered the relevance of this study in the verification of PIBID, as one of the main programs of initial formation and also of continuous formation, being noticeable that the valorization of this policy is paramount.
Palavras-chave: Política Educacional
Formação de Professores
Bolsa de Estudos
Financiamento da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4143
Data do documento: 2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas

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