Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Pedro Augusto Pereira-
dc.contributor.referee1Kummer, Tarcísio-
dc.contributor.referee2Scheffer, Nilce Fatima-
dc.creatorRigo, Franciele Simionato-
dc.date2021-02-26-
dc.date.accessioned2021-05-04T16:56:17Z-
dc.date.available2021-05-03-
dc.date.available2021-05-04T16:56:17Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4146-
dc.description.abstractNational assessments, such as ENEM and Prova Brasil, show the difficulties that students have in organizing ideas to prove mathematical results and the consequent repercussion in the ability to solve problems, as it is necessary to state their own reasoning and manifest them coherently. In this sense, this research aims to analyze the relation between argumentation and mathematics learning processes present in an experience of teaching geometry at the Basic School. Toulmin's model and Ausubel's Theory of Meaningful Learning were adopted as a basis for argumentation and learning issues, respectively. A sequence of teaching Activities on regular polygons was elaborated and applied remotely, in classes of the eighth grade of elementary school in a public school. The records were made with audio recordings and notes in the logbook. The rendering of the meanings of the students' manifestations, performed with the support of the Content Analysis methodology, features the research as qualitative, descriptive and analytical. The analysis of the students' manifestations showed that the discussion processes, for more elementary that they can be, produce meanings for concepts and hypothesis, besides practicing mathematical language, makes learning meaningful.pt_BR
dc.description.resumoAvaliações nacionais, como o ENEM e a Prova Brasil, evidenciam as dificuldades que os alunos apresentam na organização de ideias para provar resultados matemáticos e os consequentes reflexos na capacidade de resolver problemas, já que para isso é necessário formular raciocínios próprios e expressá-los coerentemente. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre a argumentação e os processos de aprendizagem de matemática presentes em uma experiência de ensino de geometria na Escola Básica. O modelo de Toulmin e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, foram adotados como fundamentação para as questões de argumentação e aprendizagem, respectivamente. Uma sequência de Atividades de ensino sobre polígonos regulares foi elaborada e aplicada de modo remoto, em aulas do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública. Os registros foram efetuados com gravações de áudio e anotações em diário de bordo. A interpretação dos significados das manifestações dos alunos, efetuada com auxílio da metodologia de Análise do Conteúdo, caracteriza a pesquisa como qualitativa, descritiva e analítica. A análise das manifestações dos alunos mostrou que os processos de argumentação, por mais elementares que sejam, produzem significados para conceitos e proposições, além de praticar a linguagem matemática, torna a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-05-03T16:11:13Z No. of bitstreams: 1 RIGO.pdf: 1683531 bytes, checksum: 851f046443d45f9d126b8934955be7fd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-04T16:56:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIGO.pdf: 1683531 bytes, checksum: 851f046443d45f9d126b8934955be7fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-04T16:56:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIGO.pdf: 1683531 bytes, checksum: 851f046443d45f9d126b8934955be7fd (MD5) Previous issue date: 2021-02-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.titleArgumentação e aprendizagem de matemática: uma experiência de geometria no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIGO.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.