Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4147
Tipo: Dissertação
Título: A construção do conceito de logaritmos
Autor(es): Galupo, Adriana Salete
Primeiro Orientador: Borges, Pedro Augusto Pereira
Primeiro membro da banca: Lyra, Letícia Ribeiro
Segundo membro da banca: Binotto, Rosane Rossato
Resumo: Os logaritmos ocupam lugar de destaque na história da matemática como algoritmo de cálculo e como função. Atualmente, são aplicados em diferentes áreas da ciência, por isso, têm importância fundamental na formação dos estudantes. Ensinar logaritmos, no entanto, tem sido um grande desafio, devido às dificuldades de aprendizagem. A implementação de atividades de ensino mecânicas, sem explorar o raciocínio dos estudantes, prioriza penas a resolução de equações com uma quantidade excessiva de manipulações, em detrimento da conceituação, como também de aplicações. Nesse sentido, o problema dessa pesquisa é investigar como os alunos elaboram os significados do conceito e das propriedades de logaritmo e quais são os obstáculos de aprendizagem presentes nesse processo. Uma sequência de atividades foi elaborada e aplicada no modo on-line em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. O conteúdo das manifestações escritas, na forma de arquivos digitais e as orais registradas em diário de bordo, foram analisados qualitativamente, mediante um quadro de categorias elaborado com base na Teoria da Aprendizagem Significativa e na Teoria dos Obstáculos à Aprendizagem de David Ausubel e Jean-Pierre Astolfi, respectivamente. Foram identificados obstáculos psicológicos, tais como problemas de atenção, percepção, concentração e epistemológicos, associados à compreensão do significado de subsunçores necessários ao conceito de logaritmo, tais como potenciação, álgebra do ensino fundamental, equações, função exponencial e a consequente dificuldade na interpretação de enunciados. A superação desses obstáculos ocorreu com a mediação da professora, em ações de reflexão sobre os registros escritos e falados, recuperando os significados através de organizadores prévios e com isso, qualificando os subsunçores, os quais viabilizaram a construção do conceito e das propriedades dos logaritmos.
Abstract/Resumen: Logarithms occupy a prominent place in the history of mathematics as a calculation algorithm and as a function, they are currently applied in different areas of science. Therefore, they are of fundamental importance in the training of students. Teaching logarithms, however, has been a great challenge, due to learning difficulties. The implementation of mechanical teaching activities, without exploring the students' reasoning, prioritize only solving equations with an excessive amount of manipulations, to the detriment of conceptualization, as well as applications. In this sense, the problem of this research was to investigate how students elaborate the meanings of the concept and properties of logarithm and what are the learning obstacles present in this process. A sequence of activities was developed and applied in online mode in a class of the first year of high school. The content of the written manifestations, in the form of digital files and the oral ones recorded in the logbook, were analyzed qualitatively, through a category chart elaborated based on the Theory of Meaningful Learning and the Theory of Obstacles to Learning by David Ausubel and Jean- Pierre Astolfi, respectively. Psychological obstacles were identified, such as problems of attention, perception, concentration and epistemological problems, associated with the understanding of the meaning of subsunitors necessary to the concept of logarithm, such as potentiation, elementary school algebra, equations, exponential function and the consequent difficulty in interpreting stated. The overcoming of these obstacles occurred with the mediation of the teacher, in actions of reflection on the written and spoken records, recovering the meanings through previous organizers and with that, qualifying the subsunitors, which, enabled the construction of the concept and the properties of the logarithms.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Matemática
Ensino médio
Logaritmos
Análise matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4147
Data do documento: 23-Fev-2021
Nível: Mestrado profissional
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GALUPO.pdf3,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.