Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4152
Tipo: Monografia
Título: A Língua Portuguesa como agente de transformação e emancipação social
Autor(es): Severo, Eleandro
Primeiro Orientador: Camillo, Leila Bom
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
Segundo membro da banca: Toso, Cláudia Eliane Ilgenfritz
Resumo: A disciplina de língua portuguesa possui um importante papel na formação dos sujeitos. A forma como é tratado o ensino de LP em uma instituição escolar pode revelar a ideologia dominante na sociedade, pois, se abordada com fundamentação em teorias tradicionais, pode formar cidadãos alienados, mas, em oposição, também pode, com fundamentação em teorias críticas, buscar a formação de cidadãos emancipados e com uma visão crítica do mundo. Este trabalho discute o ensino da Língua Portuguesa como ferramenta para a formação de sujeitos críticos e emancipados. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apontar meios para que a Língua Portuguesa seja um caminho de emancipação e empoderamento dos alunos. Para responder aos questionamentos norteadores da pesquisa, foi utilizado um aporte teórico com base em Callai e Moraes (2017), Guedes (1997) e Shor e Freire (1986), que defendem a ideia de um ensino crítico e emancipatório. A pesquisa foi construída com uma abordagem de caráter qualitativo exploratório definido a partir do estudo de dados documentados no estágio de língua portuguesa, como também a partir da análise das referências bibliográficas que fundamentam este trabalho. Os resultados obtidos revelam que o ensino de Língua Portuguesa é libertador, pois trata-se de um movimento de reflexão crítica da realidade que permite o desenvolvimento emancipatório, principalmente das pessoas menos favorecidas economicamente. Como considerações apresentadas, convém destacar que é por meio da Língua Portuguesa que a sociedade terá argumentos para lutar contra qualquer tipo de discriminação, lutar contra o sistema que oprime para manter o poder nas mãos de poucos.
Abstract/Resumen: La asignatura de Lengua Portuguesa tiene un papel importante en la formación de los sujetos. La forma en que se trata la enseñanza de la LP en una institución escolar puede revelar la ideología dominante en la sociedad, pues, si se aborda con base en teorías tradicionales, puede formar ciudadanos alienados, pero, en contraposición, también puede, con base en teorías críticas, buscar la formación de ciudadanos emancipados con una visión crítica del mundo. En este trabajo se analiza la enseñanza de la lengua portuguesa como herramienta para la formación de sujetos críticos y emancipados. Así, el objetivo de este trabajo es señalar caminos para que la lengua portuguesa sea un camino de emancipación y empoderamiento de los estudiantes. Para responder a las preguntas orientadoras de la investigación, se utilizó un enfoque teórico basado en Moraes (2017), Guedes (1997) y Shor y Freire (1986), que defienden la idea de una enseñanza crítica y emancipadora. La investigación se construyó con un enfoque cualitativo exploratorio definido a partir del estudio de datos documentados en la etapa de pasantía en Lengua Portuguesa, así como del análisis de las referencias bibliográficas que sustentan este trabajo. Los resultados obtenidos revelan que la enseñanza de la lengua portuguesa es liberadora, ya que es un movimiento de reflexión crítica de la realidad que permite un desarrollo emancipador, especialmente para las personas menos favorecidas económicamente. Según las consideraciones presentadas, cabe mencionar que es a través del idioma portugués que la sociedad tendrá argumentos para luchar contra cualquier tipo de discriminación, para luchar contra el sistema que oprime para mantener el poder en manos de unos pocos.
Palavras-chave: Educação
Língua Portuguesa
Emancipação
Empoderamento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4152
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEVERO.pdf410,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.