Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4156
Tipo: Monografia
Título: Inferiorização do negro: um discurso que perpassa gerações
Autor(es): Rocha, Bruna Lima da
Primeiro Orientador: Batista, Jeize de Fátima
Primeiro membro da banca: Dias, Ana Beatriz Ferreira
Segundo membro da banca: Paz, Demétrio Alves
Resumo: No presente artigo, analisou-se, com base numa perspectiva discursiva, o conteúdo da fala de algumas crianças negras dentro de um estudo chamado “Doll Test”. O trabalho parte do pressuposto de que as crianças estão reproduzindo vozes outras no seu próprio discurso. Ou seja, algumas crianças negras praticam o auto-racismo por ser uma cultura enraizada na sociedade desde a época da escravidão. Para entender o discurso dos sujeitos envolvidos utilizou-se como base a teoria da Análise do Discurso, de linha francesa, do filósofo Michel Pêcheux e os textos da linguista Eni Orlandi, introdutora da AD, no Brasil, nos anos 70. No decorrer das análises entendeu-se que a AD considera o sujeito, seus sentimentos e a influência da sociedade, confirmando a teoria de que o sujeito reproduz vozes outras em seu discurso. Concluiu-se, pelas análises efetuadas que o discurso transmitido ao longo das gerações tornou-se dominante, mas não é o ser humano que nasce com essa concepção, e depende de cada um romper os elos dessa corrente que um dia já serviram para prender cativos e hoje, prendem homens livres.
Abstract/Resumen: En el presente artículo, basado en una perspectiva discursiva, el contenido del habla de algunos niños negros dentro de un estudio llamado "Prueba de muñecas". La obra supone que los niños están reproduciendo otras voces en su propio discurso. O sea, algunos niños negros practican el auto-racismo porque es una cultura arraigada en la sociedad desde la época de la esclavitud. Para entender el discurso de los temas involucrados, la teoría del análisis del discurso, de la línea francesa, del filósofo Michel Pêcheux y los textos del lingüista Eni Orlandi, introductora del AD, en Brasil, en la década de 1970, se utilizó como base del análisis del discurso. En el curso de los análisis, se entendió que el AD considera el tema, sus sentimientos y la influencia de la sociedad, confirmando la teoría de que el sujeto reproduce otras voces en su discurso. Se concluyó, con los análisis realizados que el discurso transmitido a lo largo de las generaciones se ha vuelto dominante, pero no es el ser humano quien nace con esta concepción, y depende de que cada uno rompa los vínculos de esta corriente que una vez sirvió para detener a los cautivos y hoy, detienen a los hombres libres.
Palavras-chave: Historicidade
Análise do discurso
Grupos étnicos
Negros
Relações étnicas e raciais
Identidade étnica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4156
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA.pdf474,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.