Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4157
Tipo: Monografia
Título: Roque Gonzales: entre o velho e o novo, nomeação e designação
Autor(es): Machado, Cássia Solano
Primeiro Orientador: Schneiders, Caroline Mallmann
Primeiro membro da banca: Batista, Jeize de Fátima
Segundo membro da banca: Greff, Luiza Boézzio
Resumo: Uma cidade, assim como outro espaço social, aqui tomada enquanto discurso, não significa apenas em si. Todo sentido é significação, também os discursos que ela produz, através de seus monumentos históricos, pontos turísticos e lemas. Tendo isso em vista, interessa-nos, na presente pesquisa, realizar uma análise discursiva a respeito da nomeação e designação em torno dos enunciados que compõe o pórtico de Roque Gonzales, município localizado no interior do Rio Grande do Sul, sendo estes: “Terra e sangue das missões” e “Terra das águas e da energia”. Para tanto, embasamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Semântica da Enunciação e da Análise de Discurso, mobilizando conceitos, como: nomeação, designação, memória discursiva, história e historicidade. Sob uma ótica discursiva de interpretação, buscamos questionar como tais enunciados funcionam e quais sentidos provocam, focando em expressões que rememoram um passado, mas que também explicitam a presença de um progresso, visto que estes constituem a identidade e o pertencimento do sujeito na história do espaço em que está inserido. De acordo com o que observamos no decorrer desta pesquisa, compreendemos a relação da língua, ideologia e historicidade para a produção de sentidos, que são atrelados à memória discursiva a medida em que o espaço social evolui e varia as significações de um mesmo nome. Entendemos que uma nova designação não apaga a existência de outra, apenas retoma ou questiona sua formulação, assim, há dizeres já ditos, por vezes silenciados, que podem retornar. As cidades são constituídas por uma historicidade que seus nomes evocam, não apenas como mera lembrança de acontecimentos, mas sim como materialização da história na língua, fazendo significar o que é manifestado ou silenciado no processo de designação.
Abstract/Resumen: Una ciudad, así como otro espacio social, tomado aquí como un discurso, no significa solo en sí mismo. Cada sentido es significación, también los discursos que produce, a través de sus monumentos históricos, puntos turísticos y lemas. En vista de esto, estamos interesados en esta investigación realizar un análisis discursivo sobre la nominación y la designación en torno de los enunciados que componen el pórtico de Roque Gonzales, en el interior de Rio Grande do Sul, siendo estos: "Tierra y sangre de las misiones" y "Tierra de las agua y energía". Para esto, nos basamos en las perspectivas de la Semántica de Enunciación y Análisis del Discurso, movilizando conceptos tales como: nominación, designación, memoria discursiva, historia e historicidad. Partiendo de una perspectiva discursiva de interpretación, buscamos preguntarnos cómo funcionan y qué sentidos provocan, enfocándonos en expresiones que recuerdan un pasado, pero que también hacen explícita la presencia de progreso, ya que constituyen la identidad y pertenencia del sujeto en la historia del espacio donde se inserta. De acuerdo con lo que observamos durante esta investigación, entendemos la relación de la lengua, la ideología y la historicidad con la producción de sentidos, que están vinculados a la memoria discursiva a medida que el espacio social evoluciona y las significaciones del mismo nombre varían. Entendemos que una nueva designación no borra la existencia de otra, solo reanuda o cuestiona su formulación, por lo tanto, hay dichos ya dichos, a veces silenciados, que pueden regresar. Las ciudades se constituyen por la historicidad que evocan sus nombres, no solo como un mero recuerdo de los acontecimientos, sino como la materialización de la historia en la lengua, haciendo significar lo que se manifiesta o silencia en el proceso de designación.
Palavras-chave: Historicidade
História
História cultural
Análise do discurso
Memória semântica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4157
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACHADO.pdf543,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.