Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4158
Tipo: Monografia
Título: Representações femininas em Filhos de Deus, de Dina Salústio
Autor(es): Lunkes, Graziela Maiara
Primeiro Orientador: Paz, Demétrio Alves
Primeiro membro da banca: Batista, Jeize de Fátima
Segundo membro da banca: Berned, Pablo Lemos
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar sete contos da obra Filhos de Deus (2018), de Dina Salústio, escritora cabo-verdiana, e perceber de que forma a personagem feminina é construída, levando em conta a sociedade machista e violenta em que vive. Partindo do fato de que Dina Salústio é conhecida por denunciar as injustiças de gênero presentes na sociedade, ela apresenta um mosaico de perfis femininos sobre diversos temas, evidenciando a participação da mulher na construção e desenvolvimento de um país e a sua contribuição como sujeito produtor da história. O feminismo possui uma história cheia de lutas e conquistas, que podem ser percebidas nas três ondas do feminismo, enfrentando o patriarcado, buscando uma sociedade na qual todos os seres humanos sejam iguais. Assim, o principal objetivo do movimento é uma sociedade sem hierarquia de gênero, ou seja, onde o gênero não seja usado para legitimar a opressão ou conceder privilégios. Ao final da análise, é possível concluir que a ideia de que o homem é um ser superior ainda prevalece e é muito difundida, porém todas as mulheres conseguem se manter fortes, saem de um relacionamento abusivo, sustentam a família sozinhas, percebem seu valor e acreditam que a união entre elas é a melhor maneira de vencer obstáculos. Dessa forma, a mulher não aceita o destino que lhe foi imposto e luta com força e coragem pela sua liberdade.
Abstract/Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo analizar siete cuentos de Filhos de Deus (2018), de Dina Salústio, escritora caboverdiana, y percibir de qué modo el personaje femenino es construido, llevando en cuenta la sociedad machista y violenta en la que vive. Partiendo del hecho de que Dina Salústio es conocida por denunciar a las injusticias de género presentes en la sociedade, ella presenta un mosaico de perfiles femeninos sobre diversos temas, evidenciando a la participación de la mujer en la construcción y desarrollo de un país y su contribución como sujeto productor de la historia. El feminismo posee una historia llena de luchas y conquistas, que pueden ser percibidas en las tres olas del feminismo, enfrentando el patriarcado y luchando por una sociedad en la que todos los seres humanos sean iguales. Así, el principal objetivo del movimiento es lograr una sociedad sin jerarquía de género, o sea, donde el género no sea usado para legitimar opresión o conceder privilegios. Al final del análisis, es posible concluir que la idea de que el hombre es un ser superior aún prevalece y es muy difundida, sin embargo, las mujeres consiguen mantenerse fuertes, salen de una relación abusiva, mantienen a la familia solas, perciben su importancia y creen que la unión entre ellas es la mejor manera de vencer los obstáculos. De ese modo, la mujer no acepta el destino que le fue impuesto y lucha con fuerza y valor por su libertad.
Palavras-chave: Conto
Literatura cabo-verdiana
Feminismo
Mulheres
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4158
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUNKES.pdf432,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.