Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4161
Tipo: Monografia
Título: Subalternização e violência: o corpo negro feminino como modelo de resistência em contos de Conceição Evaristo
Autor(es): Drey, Leticia Gabriele
Primeiro Orientador: Paz, Demétrio Alves
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Segundo membro da banca: Berned, Pablo Lemos
Resumo: Este trabalho apresenta a análise de como a violência e a subalternização do corpo negro feminino aparecem em nove contos das obras Olhos D’Água (2014) e Insubmissas Lágrimas de mulheres (2011), da escritora brasileira Conceição Evaristo. Além disso, examina-se como as mulheres negras resistem a essas condições que tentam fixá-las nas margens da sociedade. Primeiramente queremos entender como ocorreu a ocupação dos locais de fala pelas mulheres negras, por meio da literatura, e porque se faz necessário que haja uma organização distinta de todas as outras, que se preocupa com a individualidade do povo negro dentro do âmbito social, cultural e literário. E, sobretudo, como esses campos constroem uma resistência conjunta advinda da obtenção de consciência do seu lugar no mundo. Volta-se a atenção para a condição feminina em meio à sociedade patriarcal, os aspectos históricos que influenciaram e continuam influenciando as vivências dessas mulheres e como uma reação pode ser crucial para que essa situação seja superada e transformada em aprendizado, evitando a repetição das mesmas opressões no futuro. As escritas literárias oportunizam a muitas mulheres violentadas a escuta de suas vozes, algo que, muitas vezes, não ocorre na realidade. Dessa forma, o campo literário se torna essencial para que se construam novas perspectivas de vida para o ser feminino, o que externaliza o caráter humanizador, tanto das obras, quanto dessa pesquisa. No decorrer do trabalho, contamos com uma vasta teorização do que é dito e a conceitualização de diversos termos que são apresentados, para isso, baseamo-nos nos estudos de teóricos que se debruçam sobre as temáticas abordadas, alguns deles são: Eduardo Assis Duarte (2008), Eneida Maria de Souza (2007), Bell Hooks (1995), Carla Cristina Garcia (2015), Djamila Ribeiro (2019) e Angela Davis (2016).
Abstract/Resumen: Este trabajo presenta el análisis de cómo la violencia y la subalternización del cuerpo negro femenino aparecen en nueve cuentos de las obras Olhos D’Água (2014) y Insubmissas Lágrimas de mulheres (2011), de la escritora Conceição Evaristo. Además, se examina cómo las mujeres negras resisten estas condiciones que intentan fijarlas en los márgenes de la sociedad. En primer lugar, queremos entender cómo se produjo la ocupación de los sitios de habla por parte de las mujeres negras, a través de la literatura, y por qué es necesario tener una organización distinta de todas las demás, que se ocupe de la individualidad de los negros dentro de la esfera social, cultural y literaria. Y, sobre todo, cómo estos campos construyen una resistencia conjunta a partir de la toma de conciencia de su lugar en el mundo. Se presta atención a la condición femenina en medio de la sociedad patriarcal, a los aspectos históricos que han influido y siguen influyendo en las experiencias de estas mujeres y a cómo una reacción puede ser crucial para que esta situación se supere y se transforme en aprendizaje, evitando la repetición de las mismas opresiones en el futuro. Los escritos literarios dan a muchas mujeres que han sido violadas la oportunidad de escuchar sus voces, algo que a menudo no ocurre en la realidad. De esta manera, el campo literario se vuelve esencial para la construcción de nuevas perspectivas de vida para el ser femenino, lo que exterioriza el carácter humanizador tanto de las obras como de esta investigación. En el curso del trabajo contamos con una vasta teorización de lo que se dice y la conceptualización de diversos términos que se presentan, para ello nos basamos en los estudios de teóricos que se centran en los temas tratados, algunos de ellos son: Eduardo Assis Duarte (2008), Eneida Maria de Souza (2007), Bell Hooks (1995), Carla Cristina Garcia (2015), Djamila Ribeiro (2019) e Angela Davis (2016).
Palavras-chave: Literatura Afro-Brasileira
Conto
Literatura
Violência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4161
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DREY.pdf857,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.