Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4162
Tipo: Monografia
Título: Materialidades identitárias na Colônia Guarani: história, língua e ideologia
Autor(es): Martins, Leticia Tatiana
Primeiro Orientador: Schneiders, Caroline Mallmann
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Segundo membro da banca: Oliveira, Sheila Maria de
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a constituição do espaço urbano de Guarani das Missões, município situado na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (RS), uma vez que a cidade é marcada por uma diversidade linguística e cultural. Neste estudo, focaliza-se o modo como o espaço urbano é constituído por um imaginário em torno das línguas e culturas polonesa e italiana. O corpus analítico conta com documentos oficiais, monumentos, nomes de ruas, e outros elementos que remetem a essas línguas e culturas, os quais possuem marcas e representatividade que evidenciam as etnias italiana e polonesa nesse espaço. Desse modo, interessa olhar discursivamente para o corpus, a fim de compreender o funcionamento da história, do sujeito inscrito nesse espaço, bem como o efeito ideológico que produz a circulação dessas línguas e culturas. A pesquisa justifica-se, portanto, por sua relevância social, pois procura dar visibilidade ao espaço urbano, em especial ao espaço urbano de Guarani das Missões/RS, buscando contribuir para preservar a história linguística e cultural da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento da pesquisa foi embasado na Análise de Discurso de linha francesa, associada à História das Ideias Linguísticas, tendo como seu maior expoente, Michel Pêcheux; além de estudiosos do tema como Orlandi, Indursky, Venturini, Guimarães, Horta Nunes, entre outros. Nessa perspectiva, pode ser compreendido que os discursos são atravessados pelo viés ideológico e histórico, e que os atos de institucionalização marcam determinadas conjunturas históricas, que rememoram e comemoram discursos e sentidos. Ao buscar os efeitos de sentido nas materialidades discursivas analisadas, percebe-se o funcionamento de formações discursivas distintas, bem como o fato de a linguagem não ser transparente, sendo sujeita a equívocos e a várias interpretações.
Abstract/Resumen: La presente investigación tiene como objetivo comprender la constitución del espacio urbano de Guarani de las Misiones, ciudad ubicada en la región noroeste del Estado del Rio Grande del Sur (RS), una vez que la ciudad está marcada por una diversidad lingüística y cultural. En esto estudio, enfocase la manera como el espacio urbano es constituido por un imaginario en torno de las lenguas y culturas polonesa e italiana. El corpus analítico tiene documentos oficiales, monumentos, nombres de calles, y otros elementos que remeten a esas lenguas y culturas, los cuales poseen marcas y representatividades que evidencian las etnias italiana y polonesa en esto espacio. Dese modo, interesa mirar discursivamente para el corpus, a fin de comprender el funcionamiento de la historia, del sujeto inscrito en esto espacio, bien como el efecto ideológico que produz la circulación de estas lenguas e culturas. La investigación justifica-se, por lo tanto, por su relevancia social, pues procura dar visibilidad o espacio urbano, en especial o espacio urbano de Guarani das Missões/RS, buscando contribuir para preservar la historia lingüística y cultural de la región noroeste del Estado del Rio Grande del Sur. El desarrollo de la investigación se basó en el Análisis del Discurso de la línea francesa, asociado a la Historia de las Ideas Lingüísticas, teniendo como máximo exponente a Michel Pêcheux; además de estudiosos del tema como Orlandi, Indursky, Venturini, Guimarães, Horta Nunes, entre otros. En esta perspectiva, pode ser comprendido que los discursos son atravesados por lo viés ideológico y histórico, y que los actos de institucionalización marcan determinadas conjunturas históricas, que rememoran y conmemoran discursos y sentidos. Al buscar los efectos del significado en las materialidades discursivas analizadas, se percibe el funcionamiento de diferentes formaciones discursivas, así como el hecho de que el lenguaje no es transparente, estando sujeta a conceptos erróneos y diversas interpretaciones.
Palavras-chave: História
Espaço urbano
Memória cultural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4162
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARTINS.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.