Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Meggiolaro, Graciela Paz-
dc.contributor.referee1Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira-
dc.contributor.referee2Bervian, Paula Vanessa-
dc.creatorKramer, Letícia Maria-
dc.date2020-10-07-
dc.date.accessioned2021-05-24T20:47:58Z-
dc.date.available2022-11-10-
dc.date.available2021-05-24T20:47:58Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4167-
dc.description.abstractThe present research was based on a qualitative investigation conducted by means of an analysis in the minutes referring to the works published in the State Meetings of Teaching of Physics-RS (EEEFis), event that each edition receives works developed in diverse areas of Physics turned for teaching, it has been promoted every two years since 2005. The main objective is to analyze the presence of Information and Communication Technologies (TIC) in Physics Education, also checking which were the technological resources used in each one, as well as the contents that were addressed and the target audience to which these articles are directed. The works presented at this event are published in digital format (Minutes), to verify the content of these articles we use the qualitative method of documentary investigation, where we initially performed a preanalysis on the Minutes on the EEEFis event website to identify the articles of interest , after we left for a detailed exploration of the works categorizing them, and the last step was the treatment of the data for the analysis. The use of educational technologies is a way of accompanying and interacting with technological tools, with the intention of promoting more effective educational development and boosting teaching and learning in a more attractive and innovative way. In general, it was identified in this documentary investigation that, although there are many works being done and published in the Meeting studied, work related to TIC is low in the teaching of physicsto aid the teaching and learning process. However, it isimportant to encourage educators and future educators to make use of technology in their physics classes.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa baseou-se em uma investigação qualitativa conduzida através de uma análise nas Atas referentes aos trabalhos publicados nos Encontros Estaduais de Ensino de Física-RS (EEEFis), evento que a cada edição recebe trabalhos desenvolvidos em diversas áreas da Física voltadas para o ensino, o mesmo é realizado a cada dois anos desde 2005. O principal objetivo é analisar a presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Física, verificando também quais foram os recursos tecnológicos utilizados em cada um, bem como os conteúdos que foram abordados e o público alvo ao qual é voltado estes artigos. Os trabalhos apresentados neste evento, são publicados em formato digital (Atas), com isso para verificar o conteúdo desses artigos, empregamos o método qualitativo de investigação documental, onde inicialmente realizamos uma pré análise nas Atas no site do evento EEEFis para identificação dos artigos de interesse, após partimos para uma exploração minuciosa dos trabalhos categorizando-os, e a última etapa foi o tratamento dos dados para a análise. O emprego de tecnologias educacionais é uma maneira de acompanhar e interagir com as ferramentas tecnológicas, com a intenção de promover um desenvolvimento educacional mais eficaz e impulsionar o ensino e aprendizagem de forma mais atrativa e inovadora. No geral, foi identificado nesta investigação documental que, embora haja muitos trabalhos sendo feitos e publicados no Encontro estudado, trabalhos relacionados à TIC está em baixa no Ensino da Física para auxílio do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, é importante incentivar os educadores e futuros professores a fazerem o uso de tecnologia em suas aulas de Física.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-05-24T20:10:09Z No. of bitstreams: 1 KRAMER.pdf: 1215129 bytes, checksum: ddd3f9dcd11a102f5a7ee3ddb4d07c63 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-24T20:47:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KRAMER.pdf: 1215129 bytes, checksum: ddd3f9dcd11a102f5a7ee3ddb4d07c63 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-24T20:47:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KRAMER.pdf: 1215129 bytes, checksum: ddd3f9dcd11a102f5a7ee3ddb4d07c63 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleTecnologias de informação e comunicação: uma análise do Encontro Estadual de Ensino de Física - RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRAMER.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.