Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4198
Type: Monografia
Título : Pais nas redes sociais: concepções e narrativas sobre a Educação Infantil
Author: Nilson, Caroline Rosane
First advisor: Souza, Flávia Burdzinski de
metadata.dc.contributor.referee1: Irgang, Silvania Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Johann, Magali Maria
Resume: A presente pesquisa propõe um estudo acerca da temática “Pais nas Redes Sociais: concepções e narrativas sobre a Educação Infantil”. Com o aumento do uso das redes sociais, as famílias têm recorrido a plataforma de mídias sociais, em especial ao Facebook, para buscar orientações, soluções e ajuda em relação a educação dos filhos que frequentam a Educação Infantil. Nesse sentido, tal estudo tem como problemática de pesquisa investigar o que os pais, usuários dos grupos do Facebook de Educação Infantil, compreendem sobre a Educação Infantil? Assim, a metodologia utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica e documental teve como fonte obras, artigos, dissertações, teses e documentos federais relacionados ao tema, que ajudaram a construir o referencial teórico da pesquisa. Primeiramente o estudo conceituou família, criança, infância e Educação Infantil, percorrendo a história social da criança e da família desde a Idade Média até os dias atuais. Em seguida, buscou-se abordar a função da Educação Infantil, discutindo o processo de construção da sua identidade educativa, como espaço de desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade. A produção de dados da pesquisa de campo, foi realizada a partir de um questionário online com perguntas abertas e fechadas, que foi publicado em três grupos de Educação Infantil do Facebook. A partir das respostas produzidas com os questionários, foram organizadas três categorias de análise, usando a perspectiva da análise de conteúdo a partir das considerações de Bardin (2009), discussão que compõem o quarto capítulo do trabalho. Conclui-se que as respostas produzidas pelos pais nos questionários, ainda trazem aspectos de uma Educação Infantil voltada ao assistencialismo e pensada de maneira a ser preparatória para o Ensino Fundamental o que remete a aspectos históricos da Educação Infantil. Além disso, este estudo possibilitou uma melhor compreensão sobre o que as famílias compreendem sobre a Educação Infantil do ponto de vista de sujeitos que estão ao mesmo tempo dos dois lados, sendo família e escola. A presente pesquisa, reconhece a importância da interação entre a família e a escola para que ambas as instituições possibilitem a todas as crianças aquilo que é delas por direito: uma educação de qualidade.
Resumen : The present research proposes a study about the theme “Parents on Social Networks: conceptions and narratives about Early Childhood Education. With the increasing use of social networks, families have turned to social media platforms to seek guidance, solutions, and help with the education of the children who attend Early Childhood Education. In this sense, such a study has a research problem to investigate what parents, users of Facebook groups of Early Childhood Education, understand about Early Childhood Education. Thus, the methodology of research used is qualitative with bibliographic, documentary, and field research. The bibliographic and documentary research had as source works, articles, dissertations, theses, and federal documents related to the theme, which helped to build the theoretical framework of the research. Firstly, the study conceptualized family, child, childhood, and early childhood education, covering the social history of the child and family from the Middle Ages to the present day. Then, sought to address the role of Early Childhood Education, discussing the process of building their educational identity, as a space for the integral development of children from 0 to 5 years and 11 months of age. The production of data from the field research was carried out from an online questionnaire with open and closed questions, which was published in three groups of Early Childhood Education on Facebook. From the responses produced with the questionnaires, three categories of analysis were organized, using the perspective of content analysis from the considerations of Bardin (2009), a discussion that makes up the fourth chapter of the work. It is concluded that the answers obtained from the parents in the questionnaires, still bring aspects of an Early Childhood Education focused on assistance, and thought in a way to be preparatory for Elementary Education, which refers to historical aspects of Early Childhood Education. Also, this study enabled a better understanding of what families understand about Early Childhood Education from the point of view, of subjects who are at the same time on both sides, being - family and school. This research recognizes the importance of the interaction between the family and the school, so that both institutions enable all children to have what is rightfully theirs: quality education.
Palabras clave : Redes sociais
Família
Educação Infantil
Criança
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4198
Fecha de publicación : 31-may-2021
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NILSON.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.