Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4202
Tipo: Monografia
Título: Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar: o manguebit e a sua ressignificação cultural, como elemento de denúncias sociais.
Autor(es): Dalbosco, João Paulo
Primeiro Orientador: Valério, Mairon Escorsi
Primeiro membro da banca: Souza, Fábio Feltrin de
Segundo membro da banca: Fraga, Gerson Wasen
Resumo: O presente trabalho tem como pressuposto, analisar a maneira que as opções de construção cultural afetam o cotidiano da sociedade, de maneira a estabelecer os fatores sociais a serem ressaltados e difundidos na sociedade, e os que serão sucumbidos, em detrimento da criação, ou preservação do status quo coletivo. Para tal, se fez necessário utilizar fontes alternativas, como letras musicais e a literatura local. Não obstante ao fato, foi preciso percorrer o caminho econômico brasileiro, para compreender como a cultura passa a atuar politicamente no itinerário de grupo social, sendo ele a sociedade de Recife, capital de Pernambuco. A contraposição cultural existente nesta sociedade, tinha como prerrogativa superar a maneira essencializada que a cultura do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna propunha, atravéz e sua oposição, a cena coletiva MangueBit, e os seus principais expoentes, como Chico Science e Fred Zero Quatro na década de 1990, que junto com os demais participantes, utilizavando da alcunha de mangueboys e manguebgirls, produziam a tentativa de evidenciar os problemas sociais que estavam vivendo, fazendo o uso de um enredo de hibridização cultural, com a incidência do novo, dentro da cultura recifense produzida até aquele momento.
Abstract/Resumen: El presente trabajo tiene como base, analizar la manera que las opciones de construcción cultural afectan lo cotidiano de la sociedad, de manera a establecer los factores sociales a ser resaltados y difundidos en la sociedad, y los que serán sucumbidos, en detrimento de la creación, o preservación del status quo colectivo. Para ello, se hizo necesario utilizar fuentes alternativas, como letras musicales y la literatura local. A pesar del hecho, fue preciso recorrer el camino económico brasileño, para comprender cómo la cultura pasa a actuar políticamente en el itinerario de grupo social, siendo él la sociedad de Recife, capital de Pernambuco. La contraposición cultural existente en esta sociedad, tenía como prerrogativa superar la manera esencializada que la cultura del Movimiento Armorial, creado por Ariano Suassuna proponía, a través y su oposición, la escena colectiva MangueBit, y sus principales exponentes, como Chico Science y Fred Zero Quatro en la década de 1990, que junto a los demás participantes, utilizando el apodo de mangueboys y manguebgirls, producían el intento de evidenciar los problemas sociales que estaban viviendo, haciendo el uso de una trama de hibridación cultural, con la incidencia de lo nuevo, dentro de la misma, la cultura recifense producida hasta ese momento.
Palavras-chave: Cultura
MangueBit
Chico Science
Invenção das tradições
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4202
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALBOSCO.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.