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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde: contribuições, desafios e perspectivas
Autor(es): Bandeira, Láisa Jantsch
Primeiro Orientador: Fonsêca, Graciela Soares
Resumo: A educação interprofissional (EIP) consiste em uma estratégia de articulação coletiva na qual é estabelecida uma relação recíproca entre as ações e serviços executados por diferentes profissionais. Na prática observa-se, porém, um déficit no reconhecimento das instituições envolvidas sobre seu papel como protagonistas das práticas curriculares no que tange à interprofissionalidade. Frente a isso, propôs-se a realização de uma revisão integrativa da literatura visando responder as seguintes questões: “quais as contribuições da EIP para o trabalho em saúde?”, “quais os desafios enfrentados para aplicação deste modelo de ensino nas instituições de ensino superior?” e “quais os caminhos para aplicação da interprofissionalidade na graduação em saúde?”. Para isso, foram consultados artigos publicados na base de dados LILACS dos últimos 5 anos, em português, inglês e espanhol. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram analisados 20 artigos que contribuíram para responder as questões da pesquisa, além das principais informações acerca do ano de publicação, título, periódico e autores. O conceito de interprofissionalidade esteve presente em 16 destes, sendo o mais utilizado o da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como contribuições, os autores apontam a EIP sob perspectivas que convergem para o desenvolvimento de competências, práticas e articulações colaborativas. Apesar disso, os desafios enfrentados para aplicação da EIP são inúmeros e transitam sobre aspectos históricos, pessoais, profissionais, sociais e institucionais, reforçando a urgência por espaços de reflexão, discussão e planejamento acerca do ensino em saúde. Por fim, considerando-se o imenso potencial transformador da EIP nos ambientes formativos, profissionais e sociais, faz-se necessário maior incentivo à estas práticas, além de mais estudos que permitam compreender as ações e êxitos da EPI nos cursos de graduação em saúde.
Abstract/Resumen: Interprofessional education (IPE) consists of a collective articulation strategy in which a reciprocal relationship is established between actions and services performed by different professionals. In practice, however, there is a deficit in the recognition of the institutions involved about their role as protagonists of curricular practices with regard to interprofessionality. In view of this, it was proposed an integrative literature review in order to answer the following questions: “what are the contributions of IPE to health work?”, “what are the challenges faced for the application of this teaching model in higher education institutions?" and “what are the ways to apply interprofessionality in undergraduate health courses?”. For this, articles published in the LILACS database of the last 5 years, in Portuguese, English and Spanish, were consulted. After applying the inclusion and exclusion criteria, 20 articles that contributed to answering the research questions were analyzed, in addition to the main information about the year of publication, title, journal and authors. The concept of interprofessionality was present in 16 of these, the most used being that of WHO. As contributions, the authors point out IPE from perspectives that converge to the development of collaborative skills, practices and articulations. In spite of this, the challenges faced for the application of IPE are innumerable and move over historical, personal, professional, social and institutional aspects, reinforcing the urgency for spaces for reflection, discussion and planning about health education. Finally, considering the immense transformative potential of IPE in training, professional and social environments, it is necessary to encourage these practices, in addition to more studies that make it possible to understand the actions and successes of IPE in undergraduate health courses.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Ensino superior
Organização Mundial da Saúde
Educação profissional
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4245
Data do documento: 27-Mai-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Coletiva

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